O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta sexta-feira, à noite, no Auditório/Capela São Domingos Sávio, a solenidade de formatura do 12º curso de Tecnologia em Processamento de Dados. O evento foi marcado com momentos de muita emoção por todos os participantes.

Os alunos escolheram como paraninfo o Prof. Francisco Antonio de Sousa e, como patrono e pessoa que deu nome à turma, o Prof. Sergio Luiz Tonsig. Além deles e do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, que presidiu a cerimônia, também compuseram a mesa o Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas, a coordenadora do curso, Profª Maria Aparecida Teixeira, e o Prof. Nelson Hitoshi Takiy.

O Pe. Luigi Favero abriu a solenidade com uma celebração religiosa que contou com a participação do Coral da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), um departamento mantido pelo UniSALESIANO. Em suas palavras iniciais falou de sua alegria em participar da formação de um novo grupo de Tecnólogos em Processamento de Dados para atuarem em uma das mais importantes e emergentes áreas de trabalho da atualidade.

“Tudo que é bom vem de Deus”, falou ao iniciar a leitura e comentário de uma parte do Evangelho, em que Jesus cura uma pessoa surda e muda. Referindo-se ao texto apresentado, disse aos formandos que “é importante abrir os ouvidos a Deus, pois é Ele que alimenta a nossa vida e alegra o nosso coração”.

Destacou que é fundamental que a pessoa esteja sempre aberta para a vida e citou a palavra “Empurre”, que se encontra escrita em uma das grandes portas da Igreja de São Pedro, no Vaticano. “Quem não sabe informática hoje é um pouco surdo e mudo também, mas quem conhece e se aperfeiçoa no tema se assemelha àquele homem curado por Jesus, cujos ouvidos se abriram e sua língua se soltou”, comentou. Disse que daqui a muitos anos, quando todos já estivessem aposentados, gostaria de ouvir a frase: “Estes foram bons profissionais”.

Outros momentos do evento também foram marcados por muita emoção: o juramento à profissão, conduzido pela aluna Sandra Márcia Neves; o discurso feito pelo orador da turma, João Paulo Silva Silveira; a lembrança prestada aos professores pelo formando Tiago José Carrasco Valverde; as homenagens prestadas ao Pe. Luigi Favero – que dividiu a honraria com seu Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas – , à coordenadora do Curso, Profª Maria Aparecida Teixeira, ao paraninfo, Prof. Antonio Francisco de Souza; e ao patrono da turma, Prof. Sergio Luiz Tonsig; e a homenagem feita aos pais e formandos que, de pé, ouviram uma bonita mensagem lida pelo aluno Wellington Pereira do Nascimento.

Ao retomar a palavra para promover o encerramento da solenidade, o Pe. Luigi Favero fez uma analogia do evento que presidia com os casamentos que celebra. Ele disse que sempre que sempre que uma noiva é entregue pelo pai ao noivo e futuro esposo, percebe que a mãe, que ficou do lado, deixa cair lágrimas. “Estas lágrimas são de alegria e tristeza ao mesmo tempo, primeiro porque os pais ficam felizes por verem seus filhos se casando e, segundo, porque trata-se de um filho ou uma filha que saiu de casa”, comentou.

“Hoje, aqui, está acontecendo quase a mesma situação: vivenciamos um momento de alegria e outro de tristeza. Alegria por vê-los todos se formando e conseguindo atingir seus objetivos na vida; tristeza porque vocês estão deixando a Universidade”, disse.

Exortou a todos para que continuem sempre com seus estudos, pois quem não o faz pára no tempo e vai perdendo as chances que a vida nos oferece. Ele lembrou que as portas do UniSALESIANO sempre estarão abertas para seus ex-alunos para a continuidade da busca pelo conhecimento.

Finalizou dizendo a todos: “Quanto mais se estuda, mais as portas se abrem, pois sem sacrifício nada se constrói. Que este momento permaneça como um instante mágico em nossas vidas, em que todos possam dizer que tudo valeu a pena”.