Parte do projeto de pesquisa de Doutorado da Coordenadora do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO, Prof.ª Giselle Sailer, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), foi apresentada aos acadêmicos do curso, que se interessaram em participar, de forma voluntária, de uma das disciplinas.

Nos meses de março e abril deste ano, os 30 interessados tiveram contato com a disciplina extracurricular sobre Religiosidade/Espiritualidade-(R/E) no contexto da Enfermagem. Os encontros foram realizados pelo Google Meet, aos sábados de manhã, e proporcionaram uma imersão em temas fundamentais como ciência e fé, definição de religião, religiosidade e espiritualidade, além do cuidado em enfermagem e sua relação com a religião.

“É muito importante compreendermos as diferenças conceituais entre religiosidade e espiritualidade, pois esta última se refere a uma relação com o sagrado e o transcendente, podendo ou não estar vinculada a uma religião específica. E também, a necessidade do olhar integral para o ser humano, considerando todas as dimensões da vida no cuidado em enfermagem”, enfatizou.

A disciplina contou com a participação de profissionais renomados na área e que fazem parte de um grupo de pesquisa sobre R/E da Escola de Enfermagem da USP, em Ribeirão Preto. Esse grupo é coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Scorsolini-Comin, orientador da Prof.ª Giselle. Entre os palestrantes, destacam-se a nutricionista Dra. Carolina Roberta O. Cunha, a psicóloga Dra. Vivian Fukumasu da Cunha e o psicólogo Dr. Lucas Rossato, que abordaram diversos aspectos da relação entre R/E e saúde, com enfoque especial na prática da Enfermagem.

Um dos participantes destacou que a disciplina ampliou sua abordagem, permitindo-lhe compreender melhor a importância da dimensão religiosa/espiritual na assistência ao paciente. Anteriormente, evitava abordar o tema por sentir-se desconfortável, mas agora reconhece a relevância dessa dimensão e compreende que existem instrumentos científicos, como questionários, que podem auxiliar os profissionais durante a abordagem terapêutica.