Acadêmicos do 7º termo do Curso de Direito participaram de uma visita técnica em São Paulo com o objetivo de vivenciar o sistema jurídico na prática. A viagem, realizada entre os dias 16 e 19 de abril, foi organizada pela Coordenação do Curso de Direito.

Cerca de 50 acadêmicos foram acompanhados pela Orientadora de Ensino e Assistente da Coordenação, Jéssica Zacarin Calderaro, e pela docente Ana Cláudia Rodrigues Muller.

O roteiro da viagem incluiu vários locais importantes para o estudo do Direito. A primeira parada foi na ACADEPOL (Academia de Polícia Civil), situada na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), onde os acadêmicos foram guiados por um historiador em uma visita ao Museu do Crime, proporcionando uma visão prática do funcionamento das instituições policiais e do sistema de justiça criminal.

Em seguida, os acadêmicos visitaram o Mercado Municipal de São Paulo, seguido pela Catedral Metropolitana de São Paulo (Igreja da Sé) e pelo Palácio de Justiça do Estado de São Paulo, onde receberam orientações específicas sobre o funcionamento do sistema judicial.

Uma das visitas mais destacadas foi à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde tiveram a oportunidade de ouvir e interagir com o Procurador Geral, Alexandre Issa Kimura, enriquecendo seu entendimento sobre o processo legislativo e as relações entre os poderes.

De acordo com Jéssica, com essa atividade, os alunos tiveram a oportunidade ver a amplitude das carreiras disponíveis para os bacharéis em Direito. “A interação com profissionais e a imersão em ambientes jurídicos reais contribuíram significativamente para o desenvolvimento dos acadêmicos, em todos os aspectos, enriquecendo sua formação e preparando-os para os desafios futuros”, frisou Jéssica.

Para a Coordenadora do Curso de Direito do UniSALESIANO, Prof. Cibele Rodrigues, experiências como essa são fundamentais para complementar a formação teórica dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda e abrangente do campo jurídico e preparando-os para uma carreira de sucesso na área. “Sem contar que a interação pessoal da turma participantes refletiu positivamente nos laços sociais e no senso de comunidade.”