O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, realizou nesta quinta-feira, à noite, em sua Capela/Auditório, a cerimônia de colação de grau e entrega de certificados de conclusão aos alunos do curso de Ciências Contábeis. Esta é a 33ª turma que se forma em um dos cursos superiores pioneiros e mais conhecidos da Instituição.

O evento foi presidido pelo Diretor Geral do UniSALESIANO Pe. Luigi Favero, que estava acompanhado de seu Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas, e do coordenador do curso, Prof. Antonio Moreira. Compuseram também a mesa os professores Marcio Veira Borges, paraninfo; Walcir Gonçalves de Lima, que deu nome à turma; e Olavo Amantéa Souza Campos, patrono; o Delegado Regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), André Luís Magosteiro Américo, além de outros integrantes do corpo docente do Centro Universitário.

Mantendo a mesma tradição de outros anos, o UniSALESIANO homenageou o bacharel Sandro Aparecido do Santos, que obteve o melhor aproveitamento ao longo do curso. Ele recebeu das mãos de André Luís Magosteiro Américo um Diploma de Honra ao Mérito. Já o aluno Hudson Ferreira Ortiz, que estuda na Instituição desde o antigo curso primário, foi distinguido com a entrega de um cartão de prata, que recebeu das mãos do Pe. Luigi.

O Pe. Luigi Favero saudou todos os presentes e, dirigindo-se especialmente aos formandos, disse que estava particularmente feliz por ver que essa já era a 33a. turma de formandos do mais tradicional e antigo curso mantido pela Instituição em Araçatuba. Ele lembrou que em seus tempos de universitário também encontrava dificuldades para vencer nos estudos, mas que conseguia sempre contornar a situação com esforço, empenho, dedicação e muitas orações.

“Certa vez, li na revista Veja uma matéria sobre uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, segundo a qual a pessoa que conclui um curso universitário ganha, em média, mais oito anos de vida. Como eu fiz quatro Faculdades ganharei, então, muitos novos anos em minha vida”, disse, provocando divertimento na platéia.

Falando sobre o Evangelho, o Pe. Luigi comentou que “a palavra de Deus ilumina este momento”. E prosseguiu: “O Evangelho diz: pedi, procurai, batei e receberá, achará, terá aberta a porta. Há quatro anos a porta se abriu para vocês entrarem e durante este tempo muitas coisas importantes aconteceram: os encontros com os colegas desconhecidos que hoje são seus bons amigos, a convivência universitária com professores, diretores e demais educadores”, destacou. “Todos deram o máximo de si, apresentando a cada um de vocês um novo mundo”, citou.

Falou aos alunos da importância de lembrar o quanto rica foi esta experiência, apesar de todos os sacrifícios e das notas vermelhas que chateiam e que nos fazem prestar mais atenção aos estudos. E indagou a todos: cada um de vocês se pergunta agora se tudo isso valeu a pena? E vocês responderão que “sim, claro que valeu a pena”.

“Lembro-me que durante as Missas Universitárias notava o semblante de cansaço de muitos de vocês e sabia que vários vinham direto do trabalho para a Faculdade, sem banho e muitas vezes até sem alimento. Mas tenham a certeza de que tudo valeu muito a pena”, analisou.

Pouco depois, destacou que “estudar é uma grande riqueza e Deus esteve presente em tudo isso, em cada missa, em tantos pedidos feitos. E a tudo isso devemos agradecer”. E aconselhou aos formandos: “O que você deseja ao outro, faça-lhe, pois esta é uma boa prática de vida, ajudar ao próximo e trabalhar com generosidade. Assim, cada um de vocês será abençoado”.

Ao concluir suas palavras, disse: “A porta da vida é estreita e o caminho universitário também, mas vale a pena. Mais de 100 iniciaram esta jornada e somente 60 chegaram ao fim dela por diversos motivos. Porém, tudo o que se conquista com sacrifício tem mais valor”. Em seguida, parabenizou a todos e aos seus familiares.

Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, ao lado de todos os formandos de Ciências Contábeis