Onze de fevereiro é uma data especial para toda a comunidade católica do mundo. Naquele dia, há 153 anos, nas cercanias de Lourdes, na França, região dos Pirineus, a Imaculada Conceição apareceu pela primeira vez diante de uma jovem chamada Bernadette Soubirous, marcando definitivamente o lugar como um local sagrado.

Os registros históricos citam que as aparições começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando a jovem, camponesa com 14 anos, viu a imagem de uma mulher vestida de branco na gruta de Massabielle, próxima à cidade, enquanto recolhia lenha com a irmã. Ao ter a visão, Bernardette ouviu da imagem: “Não tenha medo, porque eu sou a Imaculada Conceição”. A senhora de branco apareceu também em outras ocasiões para Bernadette até quando a jovem completou 17 anos de idade.

Bernadette Soubirous foi canonizada como santa e os católicos acreditam que suas visões eram mesmo da Virgem Maria. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862.

O tema foi lembrado na abertura da reunião promovida pelo Padre Luigi Favero, Diretor do UniSALESIANO de Araçatuba, nesta sexta-feira, dia 11, com o grupo de coordenadores de áreas. Ele disse que a data é especial também para a Família Salesiana. O significado é tão forte para os salesianos que ele mandou erigir, no Campus do UniSALESIANO, uma gruta que segue fielmente as mesmas formas daquela existente em Lourdes, na França. A gruta construída em Araçatuba foi inaugurada no dia 9 de novembro de 2010 e já se tornou um local de observação e reflexão para estudantes e visitantes