O promotor de justiça de São Paulo, Fernando Capez, esteve nesta quinta-feira em Araçatuba para proferir palestra. Ele participou da IV Semana Jurídica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, iniciada na segunda-feira e com término nesta sexta.

Capez é professor de Direito Penal e Processo Penal no Complexo Jurídico Damásio de Jesus e na Escola Paulista do Ministério Público, tendo publicado diversas obras na área jurídica.

O palestrante se tornou conhecido pela tenacidade e coragem com que enfrentou e combateu a violência entre as torcidas organizadas nos estádios de futebol, atuando junto à Vara do Júri e da Cidadania na capital paulista. O assunto, corriqueiro na vida esportiva brasileira, chama a atenção pela gravidade dos acontecimentos verificados antes e depois de jogos sempre que há encontros entre os grandes clubes esportivos do futebol brasileiro.

O tema abordado na palestra foi Princípio da Dignidade Humana e Estado Democrático de Direito. Ele comentou importantes casos, aspectos sobre auto-estima e contou histórias para ilustrar ações e acontecimentos do Direito.

Um ponto sobre o qual ele enfatizou sua apresentação foi sobre a questão do assédio moral. Capez entende que uma pessoa que sofre um assédio violento tem todo o direito de lutar contra a prática, inclusive eliminando seu agressor se for preciso e possível. “É melhor você explicar como agiu em legítima defesa para 16 pessoas de um júri do que para 6 que estariam segurando a alça de seu caixão”, disse.

Usou, também, a figura de um equilibrista para demonstrar como as pessoas devem ter objetivos e se concentrar para alcançá-los. “O equilibrista quando anda na corda bamba não olha para o chão e para os lados, porque se o fizer perde a concentração e cai. O mesmo deve acontecer o tempo todo em nossas vidas, ou seja, devemos ter determinação e perseverança para conseguir o que desejamos”, comentou.

A IV Semana Jurídica do UniSALESIANO será concluída nesta sexta-feira com a presença do promotor de Justiça de São Paulo e mestre em Direito Penal, Renato Flávio Marcão. Ele abordará o tema A Nova Lei de Drogas e a Execução Penal.