A coordenação do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou palestras destinadas aos acadêmicos das turmas do segundo ano do curso de Fisioterapia. A profissional Vanessa Torquato Marinelli abordou nos dias 16 e 18 de outubro o tema Noções Básicas de Reeducação Postural Global (RPG), envolvendo a Cinesioterapia.

A atividade complementa o desenvolvimento do trabalho educacional da disciplina de Cinesioterapia, contribuindo assim para enriquecer e ampliar o conhecimento científico do acadêmico de Fisioterapia. O convite à palestrante foi formulado pelas professoras responsáveis pela disciplina, Simone Galbiati Terçariol e Cristina Cardoso Parra, e pela coordenadora do curso, Profa. Carla Komatsu Machado.

Nos dias 23 e 25 de outubro a Dra. Carla Adriana de Mesquita Katsuda, fisioterapeuta e especialista em reabilitação de câncer de mama, também ministrou palestras desenvolvendo o tema Cinesioterapia em Mulheres Mastectomizadas e Princípios de Tratamento de Linfedema. A palestra foi dirigida aos acadêmicos do 4º termo do curso.

A professora Simone Galbiati Terçariol, docente da disciplina de Cinesioterapia, destacou que é de grande importância que os alunos tenham conhecimento sobre o assunto, para que possam estar preparados para este tipo de tratamento, pois esta condição contribuirá para ajudar a melhorar a qualidade de vida da paciente.

CINESIOTERAPIA LABORAL – Também no dia 30 de outubro foi realizada nova palestra, desta vez a cargo da fisioterapeuta Vanessa Torquato Marinelli, para os alunos das turmas do quarto termo do Curso de Fisioterapia. O tema abordado foi Noções básicas de Cinesioterapia Laboral. A atividade também integra a disciplina de Cinesioterapia, contribuindo para enriquecer o conhecimento do acadêmico sobre a sua área de atuação. O mesmo tema seria aplicado novamente no dia 1º de novembro, abrangendo outros acadêmicos.

A professora Simone Galbiati Terçariol explicou que a Cinesioterapia Laboral é a expressão mais correta para definir a atuação do fisioterapeuta. Segundo ela, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), determina que alguns profissionais de Saúde podem atuar nesta área, desde que eles detenham conhecimentos sobre movimento e comportamento humano, cinesiologia, fisiopatologia e ergonomia.