O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, através do curso de Enfermagem, apresentou proposta para o desenvolvimento de trabalhos na área da saúde junto à Rede Estadual de Ensino. O Projeto ´Saúde na Escola´ teve a aprovação da Direção Regional, através de sua titular, Maria Ignez Sundfeld Ribeiro, e foi iniciado há três semanas.

O conceito básico do projeto é o aproveitamento de graduandos do 7º termo para que eles avaliem as condições de saúde de alunos de 5a. a 8a. séries de 20 escolas da Rede Estadual de Ensino. Somente este termo do curso do UniSALESIANO conta com 217 acadêmicos aptos para realizarem estágios supervisionados nas áreas hospitalar e comunitária, com a realização de trabalhos que abrangem diferentes ciclos da vida do ser humano.

Conforme o cronograma de trabalho proposto para a Delegacia Regional a primeira tarefa será traçar um diagnóstico da saúde dos alunos das séries escolhidas. Para tanto, será aplicado um rigoroso questionário que verifica condições de moradia, número de cômodos e pessoas que moram na casa, se a residência tem ou não água potável, se o local tem esgotos sanitários ou fossas, animais de estimação e asfalto.

Além disso, os alunos deverão responder perguntas sobre antecedentes familiares envolvendo hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, alcoolismo, problemas respiratórios e cardiovasculares, problemas osteomusculares e neurológicos, transtornos mentais, deficiências físicas e problemas próprios de alergia, situação vacinal, medicações em uso etc.

Após isso serão desenvolvidos exames de acuidade visual, verificação de pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória, peso, altura, cálculo do índice de massa corpórea, avaliação de risco para quem apresenta sobrepeso e obesidade, listagem dos hábitos sociais e alimentares dos estudantes, levantamento de antecedentes de saúde na família e detecção de possíveis dúvidas sobre o tema para esclarecimentos.

Os acadêmicos de Enfermagem do UniSALESIANO irão a uma escola de cada vez, conforme indicação da Diretoria Geral de Ensino das Escolas Estaduais, e permanecerão desenvolvendo os trabalhos no local até que todos os alunos de 5a. a 8a. séries tenham passado pelas entrevistas e exames. Haverá grupos de 10 acadêmicos atuando separadamente, mas durante o tempo todo serão acompanhados, supervisionados e avaliados por enfermeiras e orientadores responsáveis.

As informações sobre as condições de saúde dos alunos serão obtidas através dos testes programados e do preenchimento dos questionários.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Cláudia Cyrillo, disse que com este trabalho o UniSALESIANO pretende dar sua quota de contribuição para ajudar as pessoas a cuidarem melhor da saúde e a terem uma melhor qualidade de vida. “Através dos testes, exames e questionários será possível detectar alguma anormalidade e encaminhar a pessoa imediatamente para médicos especializados”, lembrou.

O Projeto ´Saúde na Escola´ prossegue até o primeiro trimestre de 2008.