Uma nova solenidade aconteceu na Igreja Universitária, no Campus do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, desta vez no sábado, quando 205 acadêmicos da primeira turma de Enfermagem participaram da Colação de Grau, em uma noite marcada por muito entusiasmo, alegria e emoção.

A platéia, que lotou completamente as dependências da Igreja, aplaudiu demoradamente quando o Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, acompanhado do Vice-Diretor Prof. André Luís Ornellas, da coordenadora do curso e nome de turma Profª. Cláudia Cyrillo, da paraninfa Profª. Giselle Clemente Sailler e da patrona Profª. Marcelle Aparecida de Barros, adentraram a nave e seguiram em direção ao altar, sob acordes de músicas especialmente selecionadas para a solenidade.

Logo depois, nova demonstração de júbilo ocorreu enquanto os formandos tomavam seus lugares sob a luz intensa de máquinas fotográficas e filmadoras.

Antes de iniciar a celebração religiosa, o Pe. Luigi de forma também emocionada lembrou que “tudo vem de Deus, a nossa vida e este momento importante para vocês”. Ele agradeceu os acadêmicos, seus pais e professores por proporcionarem uma noite tão bonita, pedindo bênçãos para todos e especialmente para os jovens e novos enfermeiros para que eles sejam “uma presença de amor e de misericórdia”.

Como fizera no dia anterior, durante a solenidade de formatura dos alunos de Fisioterapia, também no sábado o Pe. Luigi pediu aos acadêmicos que se lembrassem como tudo ocorreu no começo. “Quando vocês iniciaram o curso freqüentavam a Escola do Prof. Dibo, na Praça Getúlio Vargas, “um lugar simples mas preparado com muito carinho”. Destacou que naquela época houve uma explosão de jovens que queriam ingressar nos cursos de Fisioterapia e Enfermagem e que “esta era, porém, a turma mais numerosa”.

Lembrou, também, as missas realizadas na Capela do Colégio N. S. Aparecida, quando a igreja ficava inteiramente lotada com os acadêmicos vestidos de branco. Enalteceu, ainda, a contribuição de seu Vice-Diretor, o professor André, “que dividia comigo todas as preocupações” e em seguida deu início à celebração religiosa.

O formando Daniel de Souza Cunha, orador da turma, fez um eloqüente discurso onde enaltecia a Enfermagem como uma das mais dignas profissões. “Na verdade, é muito mais que isso, é amor puro e verdadeiro”, disse. Em seguida, enumerou todas as fases pelas quais pode passar um profissional de Enfermagem durante o seu trabalho, quando ele “se vê diante das mais adversas situações e é obrigado a passar por veredas inimagináveis”.

Entre outros exemplos ele citou que é preciso sorrir para os pacientes, transmitir-lhes calor humano, dar conselhos, tomar os doentes nos braços, ser poeta e compositor para compor versos e alegrar pais abandonados em hospitais e asilos, ser um verdadeiro avô, pai, mão ou filho de todos, ator para representar os parentes que não foram visitar os pacientes, pesquisador, malabarista e aprendiz.

Logo depois de receberem seus diplomas, os formandos homenagearam o Pe. Luigi Favero, o Prof. André Luís Ornellas, a coordenadora Cláudia Cyrillo, a paraninfa Giselle Clemente Sailler, a patrona Marcelle Aparecida de Barros, a Profª. Sílvia Helena Bestetti Gumerato, os demais professores e os funcionários do UniSALESIANO.

Ao finalizar o evento, o Pe. Luigi pediu a Deus que abençoasse o presente e o futuro dos formandos. Exortou a todos para continuarem com seus estudos, participando de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, lembrando que “o UniSALESIANO continua sendo a casa de vocês”. Concluiu desejando um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para todos os presentes.