Mais de mil atendimentos foram realizados pelos alunos e professores de diversos cursos do UniSALESIANO, na manhã do último sábado, no Calçadão de Araçatuba. As ações fazem parte do cronograma da Jornada da Família, realizada pela instituição durante todo o segundo semestre.

Quatro tendas foram espalhadas pelo local de grande movimentação de consumidores da cidade. Participaram do evento os seguintes cursos: Educação Física, com aplicação de questionário sobre nível de estresse, orientação de exercícios físicos e bem-estar para saúde e entrega de esculturas de bexiga; Fisioterapia, com o projeto de prevenção de osteoporose, câncer de mama e orientação do autoexame feminino e masculino; verificação de pressão arterial e atividades do projeto Amigos da Coluna; Biomedicina com verificação de pressão arterial, pulso radial, oximetria de pulso e Ph bucal.

Alunos de Farmácia apresentaram e entregaram hidratantes preparados por eles mesmos na Farmácia-Escola, além de demonstração de cosméticos manipulados; orientações sobre uso de medicamentos e prevenção contra dengue, zika e chikungunya. Junto estava a Psicologia, que fez o cadastro de interessados em participar dos atendimentos oferecidos pela clínica instalada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), e também Administração.

Por sua vez, alunos da Enfermagem que integram o projeto “Um Só Riso” realizaram atividades lúdicas com a população. Já a Publicidade e Propaganda convidou casais e famílias para tirarem fotos e depois escolher um local onde gostariam de estar naquele momento. A imagem era sobreposta em um fundo desejado e depois compartilhada na Fanpage Cria Sale, no Facebook. Por fim, alunos da Medicina Veterinária fizeram orientação sobre escorpiões, por meio de uma campanha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

aposentado Ademar Vieira de Souza, de 70 anos, não perdeu tempo e procurou os alunos do curso de Biomedicina para aferir a pressão arterial. “Tenho boa saúde, minha pressão é 12 por 8, mas é sempre bom verificar”, disse ele, ao frisar que é muito importante cuidar da saúde. “Até o dia que Deus nos levar.”

Já a pressão da diarista Sueli da Silva Sanches, 41, a assustou. Após aferi-la na tenda do curso de Biomedicina, cujo resultado deu 16 por 7, ela disse que ia buscar atendimento médico. “Hoje (sábado) eu fiquei nervosa e acho que isso colaborou. Mas tenho que ir ao médico urgente”, contou.

A auxiliar de banco Luzia Aparecida Pereira Ciolin, 57, e seu esposo, o auxiliar financeiro João Mercado, 59, pararam na tenda do curso de Publicidade e Propaganda para fazer a foto do casal. Eles optaram por estar numa praia e o resultado foi satisfatório. “Muito interessante e criativa a ideia do curso. A gente anda sempre corrido e esse tipo de ação é bom para descontrair”, disse Mercado.

Já o professor de matemática Nilton Flávio Delbem, 37, não saiu tão satisfeito de sua avaliação de saúde. Ele conta que a gordura corporal está alta e a musculatura, baixa. “Preciso melhorar e começar a caminhar, de leve.”?