Como se estivessem dentro da série do CSI – Investigação Criminal, acadêmicos do 5º termo do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO vivenciaram uma aula de perícia e análises forenses, dentro da disciplina de Instrumentação Biomédica, ministrada pela docente Bruna Polacchine da Silva, e supervisionada pela Coordenadora do Curso, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa.

Na noite de 10 de março, o grupo se reuniu no Laboratório de Análises Clínicas para aprender sobre técnicas forenses, além das já conhecidas por eles, como análise de DNA e tipagem sanguínea.

“Para o melhor aprendizado dos alunos e que o interesse deles seja despertado de uma forma diferente montei uma aula prática interessante, condizente com a realidade do meio policial que, no caso, é a perícia”, explicou a docente Bruna.

A aula foi iniciada com técnicas datiloscópicas, as conhecidas digitais. Bruna explicou que a primeira técnica foi a de revelação pela técnica do pó, utilizada em superfícies lisas e não absorventes, aquela em que, com o auxílio de um pincel, revela-se a digital na qual um pó negro se liga.

Posteriormente, a digital é revelada com vapores de iodo em superfície lisa, seguida da revelação da digital presente na superfície de um Becker com vapores de cianoacrilato.

“Também foi realizada a análise de fios de cabelo para a diferenciação de um fio de cabelo com ou sem bulbo. Além da identificação da faixa etária do indivíduo que forneceu o fio de cabelo por meio de características como a coloração e espessura”, explicou.

Por último, os acadêmicos fizeram a diferenciação do vestígio biológico, com análise de amostras com a solução de Kastle-Meyer para distinguir se o vestígio era uma amostra de sangue ou não. No caso, a amostra seria de sangue se, após a adição de gostas solução de Kastle-Meyer e perióxido de hidrogênio, se tornasse rosa.

“Foi uma aula muito bem aproveitada por eles, que se tornaram protagonistas de uma atividade lúdica e real”, comentou a docente.

Por fim, o Diretor-Geral do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, afirmou que, durante todo o período acadêmico, o UniSALESIANO acredita que teorias e práticas promovem o despertar, o interesse, a síntese e o sucesso dos seus acadêmicos.