O Jornal Folha da Região, de Araçatuba, publicou importante matéria neste domingo, dia 14, sobre o advento da TV digital no Brasil. As primeiras transmissões continuadas no novo sistema passarão a ser feitas em São Paulo, a partir do dia 2 de dezembro.

Em princípio, as cidades do interior vão esperar pelo menos até 2012 para ter acesso à TV digital, prazo que pode ser abreviado de acordo com o interesse dos estúdios de eles próprios se anteciparem e instalarem a tecnologia. A indústria de TVs digitais acompanhará o comportamento das emissoras de televisão, antecipando, se for o caso, o lançamento dos primeiros monitores também antes do prazo previsto.

O Prof. Nelson Hitoshi Takiy, coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, destacou em entrevista concedida ao jornal que os estúdios de TV já estão sendo gradualmente digitalizados, através do uso de equipamentos de filmagem e de armazenamento de informações dentro da nova tecnologia.

Segundo ele, a qualidade da imagem e som digitalizados é igual à do cinema e do DVD. Distorções, chuviscos, trepidações e imagens pulando na tela serão coisa do passado. Em lugar disso o telespectador verá imagens de alta definição e ouvirá um som absolutamente limpo e cristalino, que poderá ser ainda melhorado se for difundido por equipamentos sonoros de home theaters.

A TV digital também oferecerá uma série de benefícios para os usuários, sendo o principal deles a interatividade. Assim, as pessoas poderão utilizar a TV para fazer compras, consultar acervos bibliográficos, enviar e receber mensagens, acessar a internet, participar de programas ao vivo e de jogos com outros telespectadores e até mudar o ângulo de visão de uma transmissão de qualquer evento. Além disso, os novos televisores digitais poderão armazenar por si próprios programas de TV que a pessoa queira ver em outros momentos, sem a necessidade de um aparelho gravador como acontece hoje.