Quem passa pela Rodovia Teotônio Vilela, logo depois do Hospital da Unimed, ou que vem de Birigüi para Araçatuba, não tem como não ter a atenção despertada pela magnitude e porte dos prédios que constituem o complexo educacional do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO. É como se aqueles que trafegam por ali sentissem uma atração irresistível e fossem praticamente obrigados a olhar para o conjunto de obras exatamente por conta da singularidade e arrojo de seu design arquitetônico.

O impacto é maior ainda diante do edifício principal, com sua frente majestosa e seus belíssimos arcos em estilo romano, que também se assemelham ao Arco do Triunfo, em Paris. À noite, por exemplo, com as luzes partindo das bases e projetando-se para cima, tem-se uma idéia completa da grandeza e suntuosidade da obra, realçada ainda mais pelo tom das cores aplicadas. O projeto, considerado criativo e inovador, foi concebido pelo arquiteto Emílio Ruas Rodrigues.

Porém, quem se aproxima um pouco mais do edifício principal tem também outro grande impacto: o de apreciar a beleza dos jardins à sua frente, profuso em plantas ornamentais e de cores difusas, que conferem ao ambiente um cenário cinematográfico. Ao apreciá-los, as pessoas sentem uma sensação de leveza e bem-estar.

Quando as obras da etapa inicial do complexo estavam chegando à fase final de acabamento, o Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, já tinha em mente a idéia de construir os jardins, de modo a realçar ainda mais o caráter portentoso de todo o complexo. O passo seguinte foi contar com a valiosa participação do Pe. Jair Gonçalves Ribeiro, um dos conselheiros da Missão Salesiana que exercem suas atividades administrativas e religiosas em Araçatuba.

Perito e apaixonado por jardinagem e praticante assíduo desta arte, ele começou a traçar os planos com os desenhos e plantas adequados para compor o espaço. Ao longo das semanas seguintes escolheu e plantou as mais diversas formas de mudas que pudessem agregar ao conjunto maior beleza ainda. O resultado todos podem observar: a combinação de cores e efeitos deslumbrantes que chamam a atenção pela singeleza e praticidade de sua concepção e que proporcionam um visual marcante.

É comum ver acadêmicos que interrompem por alguns minutos sua ida às salas de aula para poderem apreciar a beleza da natureza ali viva e muito presente.Também as pessoas que visitam o Campus ficam impressionadas com o conjunto e os efeitos obtidos, fazendo comentários, enaltecendo os cuidados com o local e tecendo elogios pela iniciativa do UniSALESIANO. Assim, os espaços, prédios e jardins formam um todo harmonioso que busca, por um lado, destacar o arrojo arquitetônico dos edifícios e, por outro, a valorização que componentes como os princípios de uma jardinagem bem elaborada e aplicada podem acrescentar ao panorama geral.

O trabalho se estende, agora, para a parte posterior dos edifícios, com a formação de um bosque composto principalmente por árvores frutíferas e plantas silvestres.