Terminou nesta quinta-feira, 12, a 2.ª Semana de Enfermagem, promovida pelas Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba. O evento reuniu trabalhos sobre diversos temas de importância para a comunidade científica e cursos de aperfeiçoamento e atualização foram realizados pela manhã e à tarde.

Os cursos oferecidos neste ano foram os seguintes: Aleitamento Infantil; Urgências e Emergências; Captação de Órgãos e a Relação Familiar; Uso de Álcool e Drogas e a Atuação do Enfermeiro; Conceito em Acessos Vasculares; e Anotações de Enfermagem.

Em outra modalidade, os participantes expuseram trabalhos científicos, considerados pelos organizadores como de alto nível.

Cláudia Cyrillo, coordenadora do Curso de Enfermagem, falou sobre os 19 trabalhos inscritos e apresentados, classificando-os como excelentes e muito oportunos. Temas interessantes foram expostos, tais como: Pesquisa de Avaliação de Conhecimentos e Práticas sobre Gravidez na Adolescência; Terra: Planeta Água; Incidência de Hipertensão Arterial em Homens e Mulheres de Araçatuba de Acordo com Diferentes Protocolos de Avaliação; Influência da Suplementação Alimentar sobre o Crescimento Corporal e de Órgãos em Ratos; e Diabetes Mellitus Vs. Educação em Saúde: Conhecer para Prevenir.

A coordenadora destacou que outro dos grandes momentos do evento foi a realização, na quarta-feira, 11, da conferência ´Doação de Órgãos – Abordagem Familiar´, apresentada por Marcos Moraes, enfermeiro do Hospital de Base de São José do Rio Preto. “O assunto é atualíssimo e está sendo discutido por toda a sociedade brasileira”, comentou.

Cláudia Cyrillo disse que o palestrante foi muito feliz ao fazer sua exposição, falando de maneira franca e aberta sobre a importância da conscientização das pessoas quanto ao nobre gesto de doação de órgãos e do papel do enfermeiro na sua captação e orientação das famílias doadoras”, comentou.

Por sua vez, Rossana Cabrera Rosa, docente do curso de Enfermagem, voltou a destacar a importância dos trabalhos apresentados que se relacionavam diretamente com os assuntos que estão em pauta atualmente na comunidade científica, na área da saúde. “Esses trabalhos são de graduação e pós-graduação, produzidos por alunos que vieram de diversas instituições de ensino superior, entre as quais a Unesp de Araçatuba e de Botucatu, e a Unicamp, de Campinas”, disse ela.

Para a professora, um projeto como esse propicia o intercâmbio científico entre os alunos das FCS e estudantes de outras instituições educadoras. “É um marco que reflete o início das pesquisas em nosso curso de Enfermagem”, concluiu.