Cento e dez alunos da Escola Estadual “Joubert de Carvalho” visitaram nesta quarta-feira, 30, as dependências daUniversidade Aberta da Melhor Idade (UNA), localizada no espaço considerado o berço de Araçatuba. A UNA é um Departamento das Faculdades Católicas Salesianas e atende principalmente pessoas do segmento da Terceira Idade, oferecendo cursos e atividades sociais.

Os visitantes foram participar do Projeto ´A Escola Vai ao Museu´, criado pela entidade com o objetivo de permitir que a comunidade estudantil da cidade possa ter um contato mais freqüente com ações sócio-culturais. Na oportunidade eles conheceram, inicialmente, o Centro Cultural da Instituição, existente no prédio que servia de armazém para a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), a primeira ferrovia a trilhar os caminhos dos sertões paulistas.

É nesse antigo galpão que acontecem as atividades e cursos mantidos pela UNA.

A seguir os alunos são encaminhados para o Monumento à Imprensa “Jornalista Genilson Senche”, inaugurado no final do ano passado e, depois, para um passeio no interior de um vagão da Rede Ferroviária Federal restaurado, onde está montada uma exposição de fotografias que mostram exatamente o processo de transporte do carro ferroviário até àquele espaço.

Por último, os estudantes visitam o Museu do Som, Imagem e Comunicação, com um acervo de peças que ajudam a contar e a preservar principalmente a história do rádio em Araçatuba.

Airton Miranda Pinto Junior, coordenador pedagógico da escola visitante, disse que ficou encantado com o lugar. “É um espaço tão próximo, tão bonito, muito interessante e que nós não conhecíamos”, comentou. Ele disse também que a visita serviu como aprendizado para os alunos, principalmente no Museu, onde há peças e objetos importantes.

Já a aluna Jéssica Aparecida Venâncio Santos de Jesus destacou que a visita foi muito boa, porque ela e seus amigos aprenderam muito. “Também gostei do lugar , que é muito bonito, e da atenção que o pessoal da UNA dedicou para nós durante todo o tempo que permanecemos lá”, concluiu.

Para ela, os objetos de que mais gostou foram um modelo de um dos primeiros computadores feitos no Brasil, muito grande e com válvulas, e um transmissor de TV, o aparelho que transmitiu as primeiras imagens de televisão, ainda em preto e branco, para Araçatuba e toda a região.