Praticamente todos os acadêmicos do último ano de Medicina do UniSALESIANO que participaram do curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), em português, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, foram aprovados com uma média superior a 80%.

O curso, que tem a certificação da AHA (American Heart Association), uma organização do Texas, nos Estados Unidos, foi realizado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no final do mês de maio.

A acadêmica do 11º termo de Medicina, Mariana Medeiros Nunes Leal, disse ter sido uma experiência incrível a sua participação no curso em São Paulo. Segundo ela, o conteúdo é excelente e prepara os futuros profissionais para situações de emergência. “Me sinto ainda mais preparada e segura para enfrentar essas situações”, contou Mariana, ao acreditar que, além do diferencial no currículo, trata-se de um curso que é exigido por alguns serviços hospitalares.

Também do 11º termo, a acadêmica Letícia Roledo Fernandes, ressaltou que o curso garante a oportunidade para os participantes colocarem a teoria em prática, simulando cenários das principais emergências de cardiologia. “Os testes que tivemos em São Paulo abrangeram todos o conteúdo dado em aula e praticado pelo curso. Foi ótimo para fixarmos as principais condutas médicas e segurança para darmos o primeiro plantão”, frisou.

De acordo com o Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, a participação dos acadêmicos no curso de ACLS reforça a importância da formação médica baseada em evidências e da atualização constante, já que o ACLS é um programa reconhecido internacionalmente, que proporciona aos futuros médicos as competências necessárias para lidarem com emergências cardíacas com eficiência e segurança.

“Acredito, fortemente, que essa experiência enriquecedora contribuirá significativamente para a sua formação acadêmica e os preparará para enfrentar os desafios do mundo real”, disse.

Segundo Poletto, uma nova turma de acadêmicos viajou para a capital paulista, no último final de semana, para participar do curso. “O UniSALESIANO é um grande incentivador desse tipo de participação, pois entende que a conquista de seus acadêmicos reflete diretamente na qualidade do programa de medicina”, concluiu.