Um grupo de quatro acadêmicos do 11º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO aproveitou o 28º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, realizado entre os dias 24 e 27 de maio, em Gramado (RS), para se atualizar.

Carlos Henrique Moulin Naumann, Gabriel Monteiro Benites, Giovani Pinoti Mendonça e Mateus Ambrósio Martins Silva, têm alguns objetivos em comum: aprimoramento na apresentação de trabalhos científicos e um “quê” pela ortopedia e traumatologia.

Além de adquirirem uma bagagem extracurricular, somam pontos para futuras provas de residência.

Os acadêmicos puderam vivenciar experiências importantes para a formação médica, principalmente, pelo fato de poderem acompanhar de perto o trabalho de profissionais renomados na área, como: Peter Giannoudis, Dennis den Hartog, Richard Yoon, Amparo Gomez, entre outros.

Durante os dias de congresso, o público, incluindo os acadêmicos de Medicina do UniSALESIANO, puderam acessar as novidades da especialidade, e também compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação e profissão, em ações de interesse comum aos associados e toda a comunidade especializada em Trauma Ortopédico.

Confira, abaixo, os depoimentos dos alunos, sobre a participação no 28º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico.

Carlos Henrique Moulin Naumann

Decidi ir ao evento pela oportunidade de participar e conhecer um congresso desse nível, bem como apresentar um trabalho para comunidade científica. Meu objetivo foi adquirir conhecimento e voltar com uma bagagem extracurricular.

Gabriel Monteiro Benites 

Decidi ir ao evento pela oportunidade de apresentar um trabalho para comunidade científica e treinar falar em público, apresentar o trabalho para outros estudantes/médicos/avaliadores e, dessa forma, ir se adaptando e tendo contato com apresentação de trabalhos científicos.

Essa bagagem extracurricular que adquiri no evento, enquanto estudante, carregarei para a vida como médico.

Mateus Ambrósio Martins Silva

Decidi ir por ser um congresso de nome importante no cenário científico e para apresentação de trabalhos científicos.  Esses congressos sempre buscam atualizações de maneira geral, o que contribui e muito para minha vida acadêmica.

Com toda certeza, devemos sempre seguir nos atualizando, principalmente, por conta de nossos futuros pacientes.

Giovani Pinoti Mendonça

A Ortopedia sempre foi a área que eu mais me identifiquei na Medicina, e é a área que eu pretendo me especializar após o término da graduação. Decidi ir ao congresso para aprender mais sobre a especialidade.

O objetivo da minha participação no Congresso foi a apresentação de trabalhos científicos realizados em conjunto com o serviço de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, os quais traçamos um panorama atual da epidemiologia das principais fraturas que acometem a população nas cinco regiões brasileiras, estudos de abrangência Nacional.

A medicina vive em constante evolução, sendo necessário que nós, como acadêmicos, nos atualizemos sempre, a fim de termos os melhores recursos a oferecer para os nossos futuros pacientes.