Pela primeira vez, o Curso de Direito do UniSALESIANO promoveu uma visita virtual no Palácio da Justiça em parceria com o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Via plataforma Teams, 54 acadêmicos do 7º termo, períodos diurno e noturno, além da docente Cibele Rodrigues, e o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Helton Simoncelli, participaram da visita monitorada, no dia 13 de abril.

De acordo com Simoncelli, esse novo tipo de visita, no formato virtual, se deu por conta da necessidade do distanciamento social provocada pela pandemia do SARS-CoV-2. “O objetivo é aproximar o Judiciário paulista com a comunidade acadêmica. Foi feito um tour pelo edifício histórico, com interação entre apresentadores e visitantes”, explicou o coordenador.

A visita técnica monitorada do TJ-SP foi iniciada com um vídeo da história da construção do Palácio da Justiça, desde o projeto até os dias atuais. Em seguida, os acadêmicos conheceram o Salão dos Passos Perdidos e Salão do Júri. “O Salão do Júri funcionou por 61 anos como sala de julgamento e foi palco de júris que marcaram a sociedade, como o do Bandido da Luz Vermelha, Chico Picadinho e do cantor Lindomar Castilho”, lembrou Simoncelli.

O tour virtual prosseguiu pelo Espaço Cultural “Poeta Paulo Bonfim”, depois a Sala “José Adriano Marrey Júnior”; essa última sala abriga parte do acervo do TJ-SP e conta com uma exposição permanente de quadros e objetos históricos da Corte paulista. “Os dois últimos ambientes visitados foram a Sala dos Retratos e a Sala ‘Ministro Manoel da Costa Manso’, que abriga o Órgão Especial da Corte, decorado com simbolismos ligados à Justiça nas paredes e teto, um dos mais belos de São Paulo”, destacou.

O Coordenador do Curso de Direito lembrou que, ao final da visita, os acadêmicos interagiram com perguntas e respostas dos guias do TJ-SP e tiraram fotos para registro e divulgação do Tribunal.

O Diretor do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, comenta que a visita aos ambientes do mundo jurídico é de extrema importância para despertar e reforçar a introjeção do habitat profissional, mesmo por meio de uma visita virtual, recordando que a virtualidade também é um lugar de vivência, de aprendizado e trabalho.

Por fim, o Diretor cita a importância do mundo jurídico para a prática da justiça, dando como exemplo, o Evangelho de Mateus 5, 6 – “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados”.