O acadêmico do 5º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Caio Rodrigo dos Santos, integrou o grupo vencedor de um desafio proposto durante o IV MIT Critical Data HIAE Datathon in Healthcare e o III Simpósio Internacional de Big Data em Saúde, eventos ligados às novas tecnologias aplicadas na área da saúde, que foram promovidos pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo.

Os participantes, dentre eles, profissionais da área da saúde, de ciências de dados, médicos, e estudantes de medicina, foram divididos em grupos com o intuito de apresentar soluções baseadas em dados de saúde, em geral, com uso de ferramentas de Inteligência Artificial.

“Meu grupo conseguiu criar um algoritmo que predizia sobre dados de prematuridade, com diversas variáveis relacionadas ao baixo número de consultas de pré-natal, que podem provocar a morte de bebês e também das mães. Foi muito válido e, graças ao ensino que tenho no Curso de Medicina do UniSALESIANO, pude colaborar com a montagem e apresentação do trabalho do nosso grupo, que foi o vencedor do desafio”, explicou.

INTERATIVIDADE

De tudo que vivenciou dentro de um evento criativo, colaborativo e divertido, com a promoção de interatividade entre diferentes especialidades, Caio afirmou ter conseguido se aproximar de profissionais e de um universo tão necessário para o presente e futuro da medicina.

Além do desafio relacionado aos bancos de dados reais da saúde brasileira, as novidades do mundo tecnológico foram apresentadas por meio de palestras ministradas por professores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, e do Albert Einstein.

“Foi muito importante essa oportunidade de trazer conhecimento para nossa realidade, podendo colocar o UniSALESIANO a par dessas mudanças provocadas pela Inteligência Artificial. Por meio dessa participação, surgiram ideias e propostas para realizar trabalhos e pesquisas que possam alavancar a nossa região noroeste paulista, unindo o profissionalismo dos docentes do UniSALESIANO e do Albert Einstein”, frisou.

O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, ressaltou a importância das iniciativas e aprendizados envolvendo assuntos que possam ser aplicados na futura prática médica.

“O incentivo à ciência, com publicações, e as práticas complementares, são partes essenciais de nossa grade curricular no Curso de Medicina”, concluiu.