No compromisso de promover metas voltadas para a saúde e o bem-estar até o ano de 2030, as Nações Unidas destacam essas áreas como prioridades em sua agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No contexto dessa busca por um futuro mais saudável e equitativo, o Centro de Ressocialização de Araçatuba (CR de Araçatuba) realizou a 6ª Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda, com uma participação especial do UniSALESIANO.

O evento recente contou com a participação de dez alunos da Unidade Curricular – Interação Ensino em Saúde na Comunidade (UC-IESC), Módulo VI, do Curso de Medicina – T6. A temática abordada durante a jornada foi “Saúde, Bem-estar, Exercício é Saúde”, uma palestra enriquecedora ministrada pelos alunos, que foram acompanhados pelos docentes Vera Franco da Silva Bento e Ricardo Burato Dias.

O destaque da apresentação foi a importância da saúde relacionada ao combate do estresse, enfatizando a necessidade de buscar diversas formas de qualidade de vida. A abordagem seguiu a terceira meta do Plano Global da ONU, centrada em bem-estar e saúde. Além disso, foram discutidos temas importantes, como atividade física, saúde mental, alimentação saudável e a relevância do sono para o bem-estar geral.

Os alunos responsáveis pela palestra ressaltaram a importância de temas como prevenção do câncer de próstata, destacando a necessidade de buscar agendamento na rede de atenção à saúde, incluindo no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em caso de encaminhamento para especialidade.

Eles também abordaram o programa de tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), gratuito e disponível para todos, incluindo aqueles privados de liberdade, como uma estratégia para minimizar danos à saúde.

De acordo com o docente Ricardo Burato, a participação ativa do UniSALESIANO na 6ª Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda reforça o compromisso da Instituição com a comunidade e destaca o papel dos alunos na promoção de informações cruciais para o cuidado com a saúde e a busca por um estilo de vida saudável. “O evento se tornou uma oportunidade significativa para a disseminação de conhecimento e práticas que contribuem para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente”, finalizou.