Descrição:
O perfil econômico-desenvolvimentista do país está calcado no agronegócio, para tanto, a profissão de Engenheiro Agrônomo, é muito requerida por empresas ligadas ao setor. O crescimento constante do agronegócio na economia brasileira, responsável pelo aumento das exportações e de empregos no Brasil, tem valorizado o trabalho deste profissional. O Eng. Agrônomo se adapta às novas tecnologias, tem preocupação ecológica e responsabilidade social. O campo de trabalho abrange várias áreas como consultor em propriedades rurais, laboratórios e institutos de experimentação agrícola, indústrias (fertilizantes, couro, bebidas, alimentícias, farmacêuticas, extrativas), instituições de financiamento e investimento, serviço público, instituições científicas, de pesquisa, de consultoria, extensão rural e ensino. O Curso de Engenharia Agronômica do UNISALESIANO apresenta uma formação humanista, cristã, crítica e reflexiva, visando ao exercício da cidadania e do bem comum, capacitando o futuro profissional para atuar com competência nas diversas áreas do seu campo de saber. Os acadêmicos têm oportunidade de vivenciar programas extraclasse; participar de projetos na Empresa Júnior; realizar atividades de extensão e pesquisa; e oportunidades de estágios remunerados nas empresas de Lins e região. Sendo o curso realizado no período noturno, haverá atividades práticas, como visitas técnicas, laboratórios, pesquisa, extensão rural, em contra turno.
Objetivos:
Gerais: O curso de Engenharia Agronômica foi criado visando a formação de um profissional preparado a atender as atuais necessidades da sociedade brasileira, às quais demandam esta vocação e expertise. Tal é a concepção que norteia o currículo do curso, o qual possibilita formação acadêmica voltada, sobretudo, ao atendimento do viés agrícola, agropecuário, agroindustrial, pesquisa e extensão. Específicos: O profissional deve estar apto a desempenhar suas funções como profissional liberal, técnico ou executivo, vinculado às instituições, empresas públicas ou privadas, governamentais ou não-governamentais, organismos internacionais, instituições de prestação de serviços, etc. Desse modo, a proposta curricular do curso de Engenharia Agronômica, apresenta especificamente os seguintes objetivos: Formar profissionais com sólida formação teórica e prática, para atenderem às exigências do mercado de trabalho; Constituir perfis profissionais para atuarem em equipes multidisciplinares; Implementar uma visão crítica de desenvolvimento integrado, conjugando tecnologia, produtividade, lucro e crescimento humano, ético e social; Estimular o espírito empreendedor, crítico, criativo e de liderança, como instrumentos fundamentais para as atividades do Engenheiro Agrônomo; Transmitir uma visão de planejamento e de conjunto de áreas, fatores e variáveis a serem considerados nas atividades agropecuárias; Desenvolver o espírito de parcerias e de coparticipação para implementação de projetos e programas; Atender aos requisitos de adoção e desenvolvimento de tecnologias; Integrar o uso racional de recursos disponíveis com equilíbrio ambiental, técnico e social.
Informações Adicionais:
O graduado em Engenharia Agronômica estará apto a tomar decisões, exprimir-se e comunicar-se adequadamente no exercício profissional. Deve ser ágil, de raciocínio lógico, crítico e analítico, ter criatividade e determinação, otimizando o ambiente de trabalho. O seu compromisso social é com a transformação do meio no qual está inserido. Em recente pesquisa do Guia da Carreira, a Engenharia Agronômica, no rol das ciências agrárias, a Engenharia Agronômica foi eleita como uma das 10 profissões mais bem pagas.
Corpo Docente:
Prof. Dr Carlos Suguitani
Profa. Dr Clélia Maria Mardegan
Profa. Ms Elisete Peixoto de Lima
Prof. Ms Francisco de Assis Andrade
Prof. Esp Harumi Hamamura
Prof. Ms João Artur Izzo
Prof. Esp Luiz Alberto Asato
Prof. Dr Olayr Modesto Junior
Profa. Dra. Paola de Carvalho Buvolini
Profa. Ms Taís Santo Dadazio
Prof. Dr Vinícius Roberto Prioli de Souza