Nessa terça-feira (16/04), as crianças atendidas pelo CEMIC de Lins, sob os cuidados da Irmã Liv, foram recebidas pelos professores do UniSALESIANO, para conhecerem a Fazenda Escola do centro universitário.

Este ano para comemorar a Festa da Gratidão, uma festa que teve sua origem no Oratório de Valdocco, quando Mamãe Margarida (Mãe de Dom Bosco) inspirou nos meninos do Oratório o desejo de criar uma festa, que pudesse expressar a gratidão por todo o bem realizado por Dom Bosco no meio deles.

Em preparação a festa, as crianças e adolescentes atendidas pela CEMIC durante todo o mês de abril trabalharam um tema a cada semana no momento das acolhidas e também nas oficinas. Nesta 3º semana aprofundaram a educação e a espiritualidade ecológica: A Carta Encíclica Laudato Sí do Papa Francisco, Capítulo 6º, cada turma assumirá o compromisso de viver em cada dia com a comunidade educativa gestos concretos que expressam as bem-aventuranças.

O gesto simbólico comum a todo o instituto, foi escolher uma planta típica do local e plantá-la.  O café foi a planta típica escolhida para representar a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. No mês de março as crianças e adolescentes realizaram o plantio de uma muda de café no CEMIC. Em visita à Fazenda Escola do UniSALESIANO de Lins, para que elas pudessem conhecer uma plantação de café e descobrir algumas curiosidades sobre a planta para depois realizarem um repasse das descobertas para os colegas das outras turmas.

As crianças acompanhadas pela professora do curso de Nutrição Prof.ª Sílvia Beozzo que explicou sobre a história do café em Lins, como se deve preparar um bom café e também pelo prof. Guilherme do curso de Engenharia Agronômica que contaram algumas curiosidades sobre o café. Além disso, conheceram também outros pés de fruta como pitaya e banana, verduras e temperos. Essas culturas são experimentos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos do curso de engenharia agronômica.

De acordo com a prof.ª Silvia: “fiquei muito feliz em estar recebendo estes alunos e compartilhar com eles, além da história do café em Lins, fotos do cafezal, do terreirão secando café que ali existiu nos tempos áureos do café no Brasil, pois esta fazenda pertenceu aos meus avós paternos e nasci neste local. Muitas lembranças boas para compartilhar, e os pequenos adoraram! Prometeram que iriam plantar os grãos e me enviar as fotos! “

Finalizando, a Irmã Liv explica mais sobre essa atividade: “a Gratidão é uma palavra que tem uma conotação especial nas casas salesianas. Para toda a comunidade educativa a preparação da festa da gratidão é um caminho de muita alegria e espírito de família. Agradecemos a oportunidade da visita, a acolhida e a contribuição com o nosso projeto”.