O Curso de Nutrição do UniSALESIANO realizou a 7ª edição do NutriChef Esportivo, uma competição culinária inspirada no formato do famoso reality show “Master Chef”, no último dia 3.
O evento foi coordenado pela Profª. Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, da disciplina de Nutrição Esportiva, e contou com a supervisão da Coordenadora do Curso de Nutrição, Profª. Ariadine Pires.
A competição reuniu 32 acadêmicos do 6º termo, com o objetivo de criar pratos gastronômicos focados na nutrição esportiva, levando em consideração aspectos nutricionais e organolépticos (sensoriais).
“O NutriChef Esportivo é mais do que uma disputa culinária, é uma oportunidade para os alunos demonstrarem suas habilidades em nutrição e gastronomia esportiva, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula de maneira prática e criativa”, explicou Daniela.
Segundo ela, ao todo, 15 acadêmicos foram sorteados para participar ativamente no laboratório, divididos em três grupos de cinco integrantes. Já os outros 17 alunos, organizados também em três grupos, atuaram como assistentes e puderam auxiliar os grupos principais durante a competição.
“Os participantes não tinham conhecimento prévio dos ingredientes que encontrariam nas bancadas, o que aumentou o desafio. Durante a competição, houve a possibilidade de troca de dois integrantes após uma hora de preparo, permitindo novas ideias e perspectivas para os pratos”, comentou.
Dentro da competição, os competidores puderam contar com orientação de chefs profissionais durante um curto período de dois minutos.
JURADOS
Conforme o cronograma de atividade, cada grupo teve que elaborar quatro pratos principais e quatro sobremesas para serem avaliados por um painel de jurados formado por Daniela e pelos chefs, José Roberto Vilanova Manzano, Natanael Xavier Moreira e Thiago Andrade Batista, todos acadêmicos de Nutrição do UniSALESIANO.
“Os pratos foram julgados com base em critérios rigorosos como sabor, textura, empratamento, aroma, organização e higiene dos alimentos, além da vestimenta adequada dos participantes”, explicou a docente.
Para apimentar ainda mais a disputa, após uma hora de competição, cada grupo foi surpreendido com a inclusão de um “ingrediente surpresa” que deveria ser incorporado ao prato. “Os grupos receberam banana da terra, pistache e cará, respectivamente”.
Os pratos preparados pelos grupos demonstraram criatividade e técnica. O primeiro grupo desenvolveu um filé de tilápia assado com purê de batata doce e tabule de espinafre, acompanhados de milk-shake de morango com whey de chocolate.
Já o segundo grupo preparou uma salada de couve com frango empanado e uma panqueca de aveia e banana com creme de pistache. E o terceiro grupo apresentou um hambúrguer de carne com purê de mandioquinha e chips de cará, além de um bolinho de banana com whey recheado com brigadeiro de whey e chips de coco.
ESTÍMULO
“Ganhou o Nutrichef o terceiro grupo, que conquistou nota máxima na competição, garantindo 3,0 pontos na avaliação da B2. Como lembrança, todos os alunos participantes receberam um pack de amendoim caramelizado com gergelim”, anunciou Daniela, ao lembrar que o feedback dos alunos foi muito positivo. “Isso reflete o quanto atividades práticas como essa contribuem para a formação profissional.”
Por fim, a Coordenadora do Curso de Nutrição, Profª. Ariadine Pires, ressaltou que esse tipo de competição prática estimula o conhecimento técnico, a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas em tempo real. “Estamos muito orgulhosos de ver o crescimento dos nossos acadêmicos e confiantes de que, com iniciativas como esta, estamos preparando profissionais mais completos e preparados para os desafios do mercado de trabalho”, concluiu.