Em uma sociedade onde as necessidades de saúde são vastas e variadas, a Missão Humanitária UniSALESIANO: “Saúde não Espera!”, liderada pelo docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Ângelo Jacomossi, no Rio Grande do Sul, destaca-se como um exemplo de esperança e compromisso.

Além de proporcionar cuidados médicos essenciais às comunidades carentes, exemplifica os Princípios Fundamentais do Profissionalismo Médico para o Século XXI, conforme divulgados por organizações de medicina mundiais, como American Board of Internal Medicine Foundation, American College of Physicians Foundation e a European Federation of Internal Medicine.

São eles: Princípio da primazia do bem-estar do paciente, “baseado na dedicação para servir ao interesse do paciente”; Princípio da autonomia do paciente “[…] médicos devem ser honestos com seus pacientes e empoderá-los para tomarem decisões esclarecidas sobre seus tratamentos […]”; e Princípio da justiça social “a profissão médica deve promover a justiça no sistema de saúde, incluindo a justa distribuição dos recursos de cuidado à saúde […]”.

A essência da missão “Saúde não Espera” é a dedicação incansável ao bem-estar dos pacientes. Dr. Angelo Jacomossi e sua equipe demonstram diariamente um compromisso firmado em colocar as necessidades dos pacientes em primeiro lugar. “Na missão, cada pessoa é tratada com respeito e dignidade, recebendo informações completas e honestas sobre suas condições de saúde. Isso a empodera na tomada de decisões sobre seus tratamentos, alinhando-se perfeitamente com o princípio da autonomia do paciente”, afirmou Dr. Angelo, ao ressaltar que os profissionais da equipe fazem questão de explicar de maneira clara e acessível cada diagnóstico e opção de tratamento.

A Missão Humanitária UniSALESIANO ilustra o princípio da justiça social ao assegurar que os serviços de saúde sejam acessíveis às populações mais vulneráveis. Em regiões onde o acesso à saúde é limitado, a equipe trabalha para distribuir os recursos de maneira equitativa, garantindo que todos, independentemente de sua condição socioeconômica, recebam o cuidado necessário.

O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, ressalta que, o UniSALESIANO, ao formar seus profissionais de saúde, prioriza a importância da competência contínua. “A missão ‘Saúde não espera!’ serve como um campo prático onde esses futuros médicos podem aplicar e expandir seus conhecimentos, sob a orientação de profissionais experientes como o Dr. Angelo Jacomossi”, explicou.

COMPROMISSO

Os médicos envolvidos na Missão são treinados para gerenciar adequadamente quaisquer conflitos de interesse, sempre colocando o bem-estar do paciente em primeiro lugar. O compromisso com as responsabilidades profissionais é evidente na maneira como cada membro da equipe se comporta, mantendo altos padrões de integridade e respeito.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, André Ornellas, além de demonstrar na prática os Princípios Fundamentais do Profissionalismo Médico, a Missão oferece um testemunho do compromisso do UniSALESIANO em formar profissionais de saúde competentes e eticamente responsáveis. “Essa iniciativa continua a transformar vidas e a exemplificar o verdadeiro espírito do profissionalismo médico no século 21”, concluiu.