No mês de agosto, o UniSALESIANO de Araçatuba se reveste de espiritualidade e tradição ao celebrar o nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos, cuja data é lembrada no dia 16 de agosto. Este ano, a imagem de Dom Bosco, símbolo de fé e inspiração, realiza uma peregrinação especial pelos setores da Instituição, tocando o coração dos colaboradores e reforçando os valores educacionais e religiosos que Dom Bosco representa.
Para enriquecer essa experiência, a Pastoral Universitária adquiriu uma segunda imagem de Dom Bosco, permitindo que cada setor possa ter mais tempo em contato com o santo. Durante todo o mês, a imagem visitará 26 setores do UniSALESIANO, em um total de 14 visitas. Em cada setor, a imagem permanece por cerca de três dias, oferecendo aos colaboradores uma oportunidade única de reflexão e conexão espiritual.
De acordo com o agente de Pastoral, Luiz Alexandre Lanzoni, em cada visita da imagem, uma pequena celebração é realizada com os colaboradores. Este ano, o foco das celebrações está na santidade de Dom Bosco em sua vida cotidiana, ressaltando como ele vivenciava sua fé em suas ações diárias. “O padre – Paulo Jácomo – Pró-Reitor de Pastoral, lembra todos os anos um momento específico da vida de Dom Bosco. Este ano, ele está recordando muito a questão da vida cotidiana e a santidade de Dom Bosco em seu dia a dia”, explicou Luiz.
Junto à imagem, uma urna é levada para que os colaboradores depositem seus pedidos e intenções pessoais. Ao final do mês, durante as celebrações em honra a São João Bosco, esses pedidos são queimados em um ato simbólico de fé e devoção. “Todo ano, fazemos essa caixa de pedidos para que, no final do mês, possamos queimar esses pedidos como uma oferta simbólica”, acrescento o agente de pastoral.
A decisão de levar a imagem de Dom Bosco aos diferentes departamentos do UniSALESIANO é uma forma de celebrar e reviver os valores e o carisma educacional deixado por ele. A ação é realizada pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, juntamente com os agentes de Pastoral João Paulo Galdino, Leosino Eduardo Sousa, Luiz Alexandre Lanzoni e o estagiário Luan Carlos Pires.