Praticamente um mês após a formatura, os egressos da 1ª Turma de Medicina do UniSALESIANO já estão trilhando caminhos de sucesso no mercado de trabalho e em especializações. Um recém-levantamento realizado pela Comunicação da Instituição mostra que, entre aprovações em programas de residência e inserção no mercado de trabalho, há um comprometimento e a excelência da formação oferecida pelo UniSALESIANO.

Um grupo de ex-alunos conquistou vagas em programas de residência médica, consolidando-se em Instituições de prestígio, como: Santa Casa de Araçatuba, FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), FAMEMA (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), Hospital Regional de Presidente Prudente, UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu. Essa conquista reflete não apenas o conhecimento adquirido durante a graduação, mas também a preparação específica para os desafios dos concursos de residência médica.

Mais de 20 médicos já estão atuando em diversas áreas e localidades, demonstrando a versatilidade e abrangência da formação recebida. Destacam-se atuações em Instituições renomadas, como: Santa Casa, Pronto-Socorro Municipal, Medicina do Trabalho e Medlar, em Araçatuba. Além disso, alguns egressos optaram por ampliar suas experiências em prontos-socorros e hospitais em diferentes regiões do país, como Gravataí (RS), Uruana (GO), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP).

A médica Tayla Ranieri Martins, de Araçatuba, faz parte desse grupo privilegiado e disse ter realizado um de seus sonhos, ao ser aprovado na Residência de Pediatria da Unesp de Botucatu. “Pretendo focar na minha especialização e depois fazer um subespecialização em oncologia pediátrica. Sonho ainda em abrir um consultório multiprofissional com nutricionista infantil, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, ou seja, formar uma equipe para dar o melhor atendimento às crianças”, comentou.

Já a recém-formada Bianca Depieri, de Ji-Paraná (RO), compartilhou seus planos e aspirações rumo à carreira na Força Aérea Brasileira (FAB). Com a meta de prestar o concurso em 2025 e almejar uma posição como oficial de carreira, Bianca iniciará sua pós-graduação, em Urgência e Emergência, no Hospital Albert Einstein (SP), e a concluirá, até lá.

Atualmente, Bianca está imersa em plantões que contribuem significativamente para o seu desenvolvimento profissional. A decisão de mudar-se para o sul do país foi influenciada pelo fato de seu irmão ser médico na região, facilitando a obtenção de plantões em cidades próximas como Canoas, Gravataí e Espumoso. “Estes momentos de trabalho têm sido ricos em experiência e aprendizado para mim”, disse.

COMPETITIVA

De acordo com o docente do Curso de Medicina, Dr. Marcelo Spegiorin Moreno, o mercado de trabalho para novos médicos está cada vez mais acirrado. “Por isso, o UniSALESIANO busca preparar os alunos não apenas para ingressar no mercado, mas também para disputar de maneira competitiva as vagas nos concursos de residência médica”, comentou.

Spegiorin salientou que o UniSALESIANO se destaca por seu corpo docente empenhado, carga horária diferenciada e estágios nas unidades básicas de saúde do município, além de parcerias com o maior hospital público da região. “Esses elementos são fundamentais para fornecer uma formação sólida e preparar os graduados para os desafios do cenário médico contemporâneo”, completou.

Na análise do Coordenador de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, estes resultados, sem dúvida nenhuma, refletem o sinergismo entre alguns fatores essenciais na formação complexa de um médico. “Um corpo docente atualizado e comprometido com planejamento pedagógico, uma Instituição séria com valores e propósitos claros, e acadêmicos engajados com suas responsabilidades na formação profissional. Uma enorme alegria e satisfação para nós”, elogiou.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, o diferencial da preparação do médico na Instituição é notável. “O UniSALESIANO se destaca por oferecer uma formação sólida que vai além do conteúdo acadêmico. Nossos alunos são preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e, especialmente, para se destacarem nos concursos de residência médica, garantindo uma base robusta para suas carreiras.”

Por fim, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, destacou que a educação salesiana é um diferencial perceptivo na vida profissional dos egressos. “O comprometimento dos acadêmicos do Curso de Medicina, aliado à sólida formação médica e campos de estágio, resultaram naquilo que chamamos de excelência acadêmica. Parabéns aos recém-formados”, concluiu.