O Pe. Luigi Favero, Diretor das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba, recebeu autoridades, imprensa e acadêmicos nesta quinta-feira para a solenidade de lançamento oficial do novo Câmpus Universitário da Instituição, a ser construído na Rodovia Teotônio Villela, próximo às instalações do Sest/Senat.

O evento foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Araçatuba, às 10h. Estiveram presentes o prefeito municipal Dr. Jorge Maluly Netto, o presidente da Câmara de Vereadores Antonio Edwaldo Costa e demais membros do Legislativo, secretários municipais, profissionais da imprensa e acadêmicos da Instituição.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Jorge Maluly Netto destacou que o novo Câmpus será uma das mais importantes obras que Araçatuba vai conhecer. Ele elogiou a visão do Pe. Luigi Favero, que desde que chegou a Araçatuba lançou uma série de projetos de importância para o município, inovando por completo os conceitos de educação superior na cidade e região.

Para o presidente do Legislativo araçatubense Antonio Edwaldo Costa, o Pe. Luigi Favero é um grande empreendedor. O vereador citou o fato de Araçatuba já ter reconhecido os méritos e as qualidades do Diretor das Faculdades Católicas Salesianas, outorgando-lhe, no ano passado, o Título de Cidadão Araçatubense. “Para nós é uma satisfação ver que a cidade e a região vão ganhar um complexo educacional de grande porte e moderno”, disse.

A seguir, o Pe. Luigi Favero fez a apresentação do Câmpus, destacando ponto por ponto do projeto. Lembrou que só o primeiro bloco, que ficará de frente para a Rodovia Teotônio Vilela e deverá estar pronto até o final de janeiro de 2006, poderá comportar 2500 alunos por período. Mostrou, também, como serão os outros dois blocos, os conjuntos esportivos, o espaço para estacionamento, a igreja e o auditório, cada qual com capacidade para 1000 pessoas.

O Pe. Luigi disse que a realização deste empreendimento é a concretização de um sonho. Enfatizou que este é um esforço que ele está realizando em benefício dos alunos das FCS. “É para vocês que estamos fazendo isso, para que a qualidade do seu ensino seja cada vez melhor”, comentou.

NOVO CÂMPUS – O projeto do novo Câmpus, que será construído em três grandes blocos, foi concebido pelo arquiteto Emílio Ruas Rodrigues. As obras terão 360 metros na área da frente e 430 metros de área de fundo. O novo prédio deverá contar com uma estrutura que possa comportar 10 mil alunos, total de estudantes a que deverá chegar as Faculdades nos próximos 3 anos.

As obras de construção do primeiro bloco do Câmpus já estão sendo realizadas. Por isso, em breve parte dos alunos será transferida para o novo complexo. O amplo terreno permitirá, também, a construção de uma grande área para estacionamento de veículos, incluindo as dezenas de ônibus que vêm de diversas cidades da região.

Segundo o Pe. Luigi Favero, os investimentos no novo projeto são motivados pelo crescimento que a Instituição vem experimentando desde 2003. “A cada ano, 1.500 novos estudantesingressam nos cursos universitários da Rede Salesiana em Araçatuba, o que gera 60 empregos diretos para funcionários e professores”, destacou.

Atualmente, os 4 mil alunos que freqüentam as FCS são distribuídos em três unidades, onde são realizados os cursos de Administração Sócio-Ambiental, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Informática, Turismo, Direito e Ciências Contábeis. Porém, as Faculdades Católicas já estão pleiteando novos cursos junto ao Ministério da Educação.

Para desenvolver suas atividades, as FCS contam atualmente com a sua sede, na Cussy de Almeida, as Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia, construídas no espaço da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA) e a Unidade III, localizada na Rua Carlos Gomes, ao lado da Praça Getúlio Vargas.

A decisão de implantar o novo Câmpus foi tomada tendo em vista o significativo aumento de estudantes que ingressaram nos vários cursos superiores mantidos pela Instituição, tendência que vem se acentuando e que deverá ampliar-se ainda mais. O Pe. Luigi Favero, que teve a iniciativa de propor o projeto à Missão Salesiana, informou que os 11 cursos oferecidos atualmente e cerca de 4 mil alunos serão futuramente transferidos para o novo complexo educacional.