O UniSALESIANO promoverá, no dia 22 de fevereiro, o 1º Simpósio de Aprimoramento Profissional e Divulgação Científica em Medicina Veterinária, um evento voltado para graduandos de todos os anos que desejam aprofundar seus conhecimentos na área e planejam futuras especializações, seja lato sensu ou stricto sensu.

O simpósio contará com uma palestra de abertura, mesas-redondas e apresentação de trabalhos de aprimorandos da Clínica Meu Pet e do Hospital Veterinário do UniSALESIANO. Professores e profissionais da medicina veterinária estarão presentes para compartilhar experiências e fornecer dicas sobre estágios, elaboração de currículo e divulgação da experiência prática adquirida pelos alunos durante o treinamento técnico.

Os participantes também poderão conferir relatos de casos clínicos apresentados em forma de pôsteres. O evento inicia às 8h, com a abertura oficial, seguida da palestra “Gestão de Carreira para o Médico Veterinário”, ministrada pela médica veterinária Tuani Rosa, às 8h20. Haverá um intervalo às 9h30, com apresentação de cartazes. Nas apresentações de relatos de casos, na Sala 1, às 10h30, será abordado o tema “Tetralogia de Fallot em canino da raça Pinscher: relato de caso”, com Andressa Barbosa Hilário, seguido de “Leucemia Linfoblástica Aguda em felino portador do Vírus da Leucemia Felina: relato de caso”, com Heloísa Helena Debortoli às 11h. A mesa-redonda com perguntas e respostas acontece às 11h30.

Na Sala 2, às 10h30, Bruna Brandão apresentará “Rim supranumerário: relato de caso em cão”, seguido de “Maxilectomia com proteção de maxila com placa de titânio em cadela com fibrossarcoma: relato de caso”, com Stéfany Costa da Silva às 11h. A mesa-redonda ocorrerá às 11h30. Na Sala 3, às 10h30, Mariane Cristina Almeida Silva apresentará “Anomalia de Pelger-Hüet em cães da raça Pitbull: relato de caso”, seguido de “Principais intercorrências anestésicas em cadelas com piometra submetidas a ovariohisterectomia, no período de 2023 a 2024, na Clínica Veterinária Meu Pet”, com Lorena Zotelli Cardoso às 11h, e a mesa-redonda às 11h30.

A diretora do Hospital Veterinário do UniSALESIANO, Tatiane Poló, enfatizou a importância do simpósio tanto para os aprimorandos quanto para os graduandos que desejam ingressar em especializações futuras. “Os nossos seis aprimorandos estão se formando, e decidimos encerrar essa etapa de suas trajetórias com um simpósio que também sirva para divulgação científica dos relatos de casos que eles acompanharam. Até o momento, temos 125 alunos inscritos, incluindo alunos de outras universidades, e 32 pôsteres aprovados para apresentação. Vai ser um evento muito interessante e enriquecedor para todos”, concluiu.