As turmas de alunos dos vários cursos mantidos pelas Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba prestaram uma homenagem ao Pe. Luigi Favero pelos seus 32 anos de sacerdócio, ocorrida no último dia 18.

Em bonita e singela mensagem, os estudantes enalteceram as qualidades do Diretor das FCS, enfocando a sua predestinação,perseverança e qualidades como sacerdote.

As leituras do texto ocorreram durante as missas realizadas nos dias 18, 19 e 20 nas Unidades I, II e III das Faculdades Católicas Salesianas.

Leiam, a seguir, a mensagem dirigida ao Pe. Luigi.

“Deus escolhe todos os filhos a quem vai confiar missões especiais em suas passagens pela Terra. Não porque sejam seus prediletos, mas porque vêm com a cerne da vocação, como uma espécie de um destino já definido.

Não que outros seres humanos não mereçam missões destacadas para, igualmente, receber o privilégio de uma escolha divina. Porém, em seus mais altos desígnios, o grande Pai sabe como discernir entre aqueles que melhor terão a chance de levar suas mensagens de fé, de esperança e de um futuro melhor para aqueles a quem assistem, espiritual e às vezes até materialmente, e com os quais deverão conviver em comunhão.

Não é um demérito não ter sido ungido pelas bênçãos do Senhor no que concerne a alguns desafios. Assim como não é demérito, também, ter sido levado pelas mãos do Pai para a realização de outras sublimes tarefas terrenas, como as que encontramos em todo o trabalho legítimo e em todas as profissões dignas, também legadas e abençoadas pelo Pai.

Porém, a destinação da missão sacerdotal é especial, pois com ela Deus entregará aos seus filhos escolhidos a missão que Ele próprio iniciou na longa caminhada dos tempos.

Comemorar hoje 32 anos de sacerdócio, Padre Luigi, é reviver todas as emoções da certeza de ter sido um dos escolhidos e indicados pelo Pai. Pois se a cada momento como este se tem a noção plena de que um Padre é um guia para os seres humanos, para um tempo tão grande de dedicação, ainda maior com a aproximação do futuro, essa certeza se estabelece ainda mais.

Parabéns, Padre Luigi, pelos seus 32 anos de sacerdócio. Congratulações por esse longo tempo em que o senhor levou suas mensagens singelas a tantas almas e pessoas.

Ver e ouvir o senhor celebrar uma missa ou um ato religioso, por mais simples que ele seja, é ter a oportunidade de vivenciar momentos de paz, de fé e de reflexões. É possível sentir em suas palavras sacerdotais a ternura da mensagem, a crença naquilo que faz e o desejo sincero de que todos que o ouvem estejam se elevando em preces e para Deus.

Santo Ambrósio escreveu que “é uma consolação na vida termos alguém a quem descubramos os nossos corações, a quem confiamos os nossos segredos, amigo fiel que nos felicite na prosperidade, que se condoa com a nossa tristeza, que nos ampare se formos perseguidos. O senhor, Padre Luigi, está presente em cada um destes significados, trazendo-nos o conforto de sua palavra e a certeza de suas crenças.

Pedimos, pois, Padre Luigi, neste aniversário de 32 anos de sacerdócio, que Deus continue lhe dando forças para as suas tarefas diárias, ousadia e coragem para olhar de frente o caminho a seguir, alegria que o ajude a alcançar o que o senhor busca e almeja e um prazer íntimo e renovado a cada dia em tudo que o senhor veja e faça em benefício de seus semelhantes.

Sim, porque o senhor exerce em toda a sua plenitude aquilo que o pensador Jean Finot já preconizava: a certeza de que a fé e o ideal, tão visíveis, vibrantes e presentes em seu coração, hão de ser sempre as mais poderosas alavancas do progresso e da felicidade, conquistas maravilhosas que o senhor quer muito menos para si e muito mais para seus próximos…

Que Deus o abençoe, o proteja e o ilumine, sempre!”