Alunos dos cursos de Jogos Digitais e Psicologia do UniSALESIANO de Araçatuba realizaram, de 27 de agosto a primeiro de setembro, o primeiro ARG (Alternate Reality Game). O ARG é um tipo de jogo eletrônico que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real (sites, e-mails, telefonemas), de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa.

Segundo o aluno Igor Carneiro Arouca, idealizador do ARG realizado no UniSALESIANO, o objetivo deste trabalho é focalizar a possibilidade da aprendizagem colaborativa através dos jogos que utilizam as mídias digitais e ambientes reais para desenvolver suas mecânicas.

Igor explicou que nesses games os participantes são induzidos a desvendarem enigmas, e eventualmente passam por situações em que necessitam trabalhar em grupo para conseguir informações. Tudo isso é proposto por um personagem real envolvido em uma estória ou narrativa e sempre com um pouco de mistério para que gere a curiosidade e conseqüentemente a imersão das pessoas.

As dinâmicas nestes ambientes acontecem em forma de experiências sociais, que foram analisadas pelos alunos de Psicologia, e circulam por diversos contextos colaborativos, abrangendo elementos típicos dos jogos como personagens, sistemas de fases, puzzles, tokens. boss level, e outros formatos usados para contar a narrativa.

O primeiro ARG realizado nas dependências do UniSALESIANO contou com a participação de 150 jogadores e durou cinco dias. No primeiro dia, foi feita uma apresentação do jogo (roteiro, personagens, mapa e regras), através de uma palestra com os alunos de informática e psicologia. Nos demais dias, o jogo aconteceu com interações no site e interação real nas dependências do UniSALESIANO. Todas as ações foram analisadas do ponto de vista comportamental por alunos do curso de psicologia.

A coordenadora do curso de Jogos Digitais disse que o jogo despertou grande interesse por parte da comunidade acadêmica, com alunos interessados em participar assim que perceberam a dinâmica do jogo, ela conta que o ARG gerou até situações curiosas como quando os alunos que estavam fantasiados foram confundidos com invasores na instituição, o que essencialmente faz parte do jogo, segundo a coordenadora.

Mais informações sobre o ARG podem ser encontradas no endereço: https://www.facebook.com/ObscureCollege