Congresso reúne estudantes de Engenharia Mecânica em Ilha Solteira

As Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba vêm se destacando em projetos de repercussão nacional graças à participação e ao conhecimento técnico obtido pelos seus alunos.

Um exemplo desta realidade está acontecendo durante estes dias: quatro alunos da Instituição estão representando a Instituição e participando do XII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), que está acontecendo em Ilha Solteira desde o dia 22, com término nesta sexta-feira, dia 26.

Denis César Granato, do curso de Engenharia da Computação, e Carlos Augusto Rodrigues Augusto, Rafael Fávero e Tiago Fígaro, os três do curso de Engenharia Mecatrônica, inscreveram projetos junto à organização do evento e tiveram seus trabalhos aprovados. Eles serão apresentados no Campus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), no Departamento de Engenharia Mecânica, nesta quinta e sexta-feira.

A orientação dos alunos ficou a cargo dos professores Nelson Hitoshi Takiy e José Luis Morales. Eles são os responsáveis pelo acompanhamento das pesquisas que alunos desenvolvem e que possam ser úteis à comunidade em diversos campos da indústria e do comércio. Um dos projetos é o do Robô Manipulador, em que foi construído um braço mecânico para mostrar que através de sua livre movimentação é possível pegar peças de um lugar e colocar em outro. “O braço recolhe um ovo sem quebrá-lo”, destaca o Prof. Nelson, atestando que a pressão utilizada para segurar o objeto é matematicamente calculada. O robô é acoplado a um computador que contém um programa desenvolvido pelos próprios alunos.

O outro robô é o da Esteira Calçadista, que pode ser utilizado para pregar o forro no cabedal do calçado, uma tarefa considerada difícil pelos fabricantes de sapatos. “Com o robô esse trabalho pode ser feito de forma mais rápida e sem defeitos”, informa o Prof. Nelson.

As idéias e propostas que têm por objetivo desenvolver projetos científicos contam com apoios e patrocínios decisivos do Diretor das FCS, Pe. Luigi Favero, e do Vice-Diretor da Instituição, Prof. André Luís Ornellas.

O incentivo poermanente para a criação e a inventiva nas áreas de ensino é um dos pontos fortes do processo educacional das Faculdades.