Os alunos do 5º termo do Curso de Tecnologia em Informática visitaram o Yatch Clube, no último sábado, dia 28, para participar de uma aula diferente da disciplina de Empreendorismo, constante da grade curricular do referido programa. O trabalho foi coordenado pela Profª. Andréia de Alcântara Cerizza.

A atividade foi desenvolvida para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia, que transcorrem em 05 de junho, bem como a Semana Mundial do Meio Ambiente, entre 1º e 7 de junho. Na oportunidade, os estudantes presenciaram uma palestra sobre o tema e, em especial, sobre a reciclagem de materiais reaproveitáveis.

A apresentação foi feita pelos soldados da Polícia Militar Ambiental Cristofer Magalhães Bissaco e Rodrigo Fulini. Em determinado momento da atividade, os alunos plantaram árvores nativas. Ao final do passeio, todos os presentes tomaram um lanche num quiosque localizado às margens do Rio Tietê.

A Profª. Andréia disse que a reciclagem é uma opção ecologicamente correta, lembrando que cada vez mais os futuros profissionais vão ter de lidar com o assunto. “Há tantas opções de ações empreendedoras, principalmente no tocante ao meio ambiente”, comentou.

“É bom lembrar que refletir sobre a situação atual de degradação e desrespeito ao meio ambiente é pensar sobre as nossas ações do cotidiano que aceleram os índices alarmantes de problemas ambientais”, completou.

O soldado Bissaco exemplificou a questão com um simples escovar de dentes. “Deixamos a torneira aberta e, numa simples escovação, jogamos fora em torno de 10 litros de água.”

A Profª. Andréia de Alcântara Cerizza defende que é necessário formar profissionais que tenham senso e atitude de respeito aos recursos naturais, ao planeta e aos nossos semelhantes. “A preservação do meio ambiente é um projeto de todos, um compromisso que exige um visão para a frente, de continuidade, que proporcione a oportunidade e o direito das pessoas a um futuro melhor, evitando o imediatismo e desenvolvendo um espírito de solidariedade para com as próximas gerações “, concluiu.