O Curso de Biomedicina do UniSALESIANO tem muito a comemorar: as acadêmicas Anielly Gonsalves, do 4º termo, e Bruna de Oliveira Alves, do 8º termo, garantiram vaga na 2ª fase do Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC/UNESP 2024). Ambas realizam seus projetos de iniciação científica no Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA/UNESP), no Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo, sob orientação da Profa. Titular Doris Hissako Matsushita.
Bolsistas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), elas apresentaram com destaque seus resultados parciais na 1ª fase do congresso. Anielly apresentou o trabalho intitulado – “Desenvolvimento de alterações sistêmicas em ratos adultos proles de ratas com lesão endo periodontal verdadeira”, e Bruna – “Desenvolvimento de resistência à insulina em ratas prenhas com periodontite apical”.
MELHORES
A competição foi acirrada, com apenas oito trabalhos entre os melhores sendo selecionados para a fase seguinte. Bruna e Anielly alcançaram as 4ª e 6ª colocações, respectivamente, destacando-se entre os projetos apresentados na FOA/UNESP e posicionando o UniSALESIANO entre as instituições que promovem a pesquisa científica de ponta.
Para Anielly, passar para a 2ª fase e estar entre os melhores foi incrível. “Quando recebi a notícia, fiquei em choque e muito feliz. Dividir isso com minha amiga e veterana tornou tudo ainda mais especial,” compartilhou a jovem, que destacou a interação dos avaliadores e o feedback recebido como uma experiência única e enriquecedora.
Bruna também celebrou a oportunidade: “Agora, quero aprimorar minha apresentação, trocar ideias e crescer ainda mais na área”, disse a acadêmica, ao reforçar o papel do UniSALESIANO como base e suporte na trajetória acadêmica das acadêmicas.
USO DE PLASMA
Além de Anielly e Bruna, a aluna Stella Martiano Turrini também representou o UniSALESIANO na 1ª fase do CIC. Ex-bolsista PIBIC do UniSALESIANO, Stella apresentou o trabalho “Uso do plasma e soro humano para o cultivo de células de carcinoma espinocelular de boca”, desenvolvido no Laboratório de Oncologia da FOA em colaboração com os pesquisadores Diovana de Melo Cardoso, Vitor Bonetti Valente, Glauco Issamu Miyahara, Sandra Helena Penha de Oliveira e Daniel Galera Bernabé.
Ela explicou que, nesse projeto da UNESP que participou, também estava vinculado ao laboratório de psiconeuroimunologia, núcleo de pesquisa em psicossomática e educação do Centro de Oncologia Bucal. “Foi incrível ter a oportunidade de participar do Congresso de Iniciação Científica da FOA/UNESP, uma experiência que me aproximou ainda mais das pesquisas e inovações, reforçando meu interesse em seguir no campo de pesquisa com o mestrado. Essa foi uma oportunidade de aprendizado e de conexão com profissionais e colegas que compartilham dessa mesma paixão”, frisou.
A Coordenadora do Curso de Biomedicina, Rossana Abud Cabrera Rosa, ressaltou a relevância desse feito: “É um grande desafio se classificar em um congresso como o CIC, que envolve inúmeros trabalhos de todas as unidades da UNESP. Ver três de nossas alunas apresentando e duas avançando para a fase seguinte reforça a qualidade e o comprometimento de nossa formação em pesquisa.”
2ª FASE
A segunda fase do CIC/UNESP 2024 acontecerá de 26 a 28 de novembro, em Águas de Lindóia (SP), onde as acadêmicas do UniSALESIANO terão mais uma oportunidade de exibir suas habilidades científicas e a relevância dos estudos desenvolvidos no Curso de Biomedicina.