As acadêmicas do 8º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Giulia Alves Mendes, Júlia Ribeiro Albarracin, Laisa Lima de Almeida, Letícia Parizatti e Luísa Moraes Bispo, por meio da Disciplina de Educação em Saúde Coletiva (IESC), desenvolveram um projeto que está conquistando professores, estudantes e profissionais da área da saúde: histórias em quadrinhos educativas que explicam, de forma simples e visual, algumas das doenças crônicas mais comuns na população.
O material despertou o interesse de docentes, que já manifestaram a intenção de utilizar as HQs em escolas, unidades de saúde e projetos de extensão. A iniciativa nasceu do desejo das alunas de aproximar o conhecimento científico da rotina dos pacientes, tornando o entendimento sobre saúde algo acessível, leve e acolhedor.
TEMAS
As histórias em quadrinhos abordam temas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, hipotireoidismo e hipertireoidismo, com explicações claras e visuais sobre sinais, sintomas, tratamentos e cuidados essenciais. “Queríamos que qualquer pessoa — independentemente da idade ou escolaridade — pudesse compreender seu processo saúde-doença de forma didática”, explicam as autoras.
Um dos destaques do projeto é a criação de um áudio-livro, disponível gratuitamente no site do grupo – aqui.
Essa versão foi pensada especialmente para pessoas com dificuldade de leitura, baixa visão, analfabetas ou que simplesmente preferem conteúdos auditivos, garantindo inclusão e acesso ampliado à informação.
Além da aceitação do público acadêmico, o projeto contou com apoio fundamental da médica Dra. Daniella Barbosa, da UBS Planalto, que acompanhou e incentivou as alunas durante todo o processo. A equipe fez questão de agradecer à docente pela orientação, pelas sugestões e pelo estímulo constante para que o material alcançasse a comunidade.
Segundo as acadêmicas, a ideia surgiu ao perceberem que muitas doenças prevalentes nos lares brasileiros deixam de receber atenção adequada por falta de informação clara. “Por que não usar uma linguagem divertida e próxima do cotidiano das pessoas para orientar e conscientizar?”, contou Letícia, que representa o grupo. Assim, uniram conhecimento médico, criatividade e empatia para promover educação em saúde de maneira humanizada.
Der acordo com a acadêmica, o objetivo do grupo é que o material ajude a melhorar a adesão aos tratamentos, reduzir complicações e fortalecer o vínculo entre pacientes e profissionais. Além disso, as alunas esperam que novos acadêmicos deem continuidade ao projeto, ampliando o catálogo de doenças explicadas por meio dos quadrinhos.
Todo o conteúdo também será disponibilizado em PDF, para facilitar o uso por profissionais da saúde em diferentes contextos. “Queremos universalizar o aprendizado em saúde. Acreditamos que compreender o próprio corpo é o primeiro passo para cuidar melhor dele”, contou Letícia.
GESTÃO
O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, destacou a relevância da iniciativa das acadêmicas, que demonstra uma visão crítica sobre gestão em saúde e sobre os desafios enfrentados nas Unidades Básicas de Saúde.
“Elas estão de parabéns. A dificuldade de comunicação é uma das barreiras que impedem os pacientes de aderirem ao tratamento e esse projeto busca eliminar essas barreiras por meio de ferramentas educativas e acessíveis.”
De acordo com o coordenador, iniciativas como essa fortalecem a formação médica, ao estimular a capacidade de identificar obstáculos no atendimento e propor estratégias que melhorem o cuidado ao paciente.
Confira no link abaixo o material completo:
