Palestra de abertura foi proferida por Ozires Silva, ex-presidente da Embraer
A UDOP – União dos Produtores de Bioenergia, o Sebrae – Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa e o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba iniciaram nesta terça-feira, à noite, o Congresso Nacional de Bionergia e o 2º Seminário de Bionergia do Oeste Paulista. O evento prosseguirá até esta quinta-feira, dia 13.
O Prof. André Luís Ornellas, Vice-Diretor do UniSALESIANO, ao saudar os presentes lembrou a trajetória de esforços da Instituição para formar profissionais para setores ligados à bionergia e as preocupações com a preservação do meio ambiente. Ele elogiou a iniciativa da UDOP e do Sebrae e destacou que o UniSALESIANO se sentia honrado em participar da parceria para a realização de eventos de tão grande porte e importância como o dos dois Congressos.
Ricardo Espinosa Covelo, gerente da unidade local do Sebrae, destacou que a sua instituição estuda implantar programas na área de bionergia para favorecer micro e pequenos empresários do setor. Por sua vez, o presidente da UDOP, José Carlos Toledo, ao referir-se a Ozires Silva, o palestrante convidado para a abertura dos Congressos, disse aos participantes que logo a seguir eles teriam a oportunidade de ouvir uma das maiores autoridades mundiais em assuntos de energia.
O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, não pôde estar presente à abertura por se encontrar em viagem à Europa. No entanto, deixou uma mensagem para os organizadores e para o público presente. Em um trecho do texto, ele dizia que “a Universidade e os jovens que aqui estudam precisam ampliar seus horizontes e seus conhecimentos, vendo e participando de um tão grande e importante evento. E tenho certeza de que o ambiente do UniSALESIANO também contribui para enriquecer estes eventos e atender às aspirações dos senhores”.
Lembrou, ainda, um encontro que o Papa Bento XVI manteve na semana passada com um grupo de cientistas do mundo. Na oportunidade, referindo-se a uma imagem usada pelo grande gênio da humanidade do Século 15, Galileu Galilei, o Sumo Pontífice disse que “a Natureza é um livro cujo autor é Deus e cuja história, evolução, conteúdo e significado estão lidos no tempo, de acordo com os diferentes contextos das ciências. Esta imagem nos ajuda também a entender que o mundo não é um caos, mas um livro bem ordenado e rico”.
Em outro momento, destacou que o UniSALESIANO deve muito ao Pe. Afonso, que prestou seu apoio em todas as horas difíceis. “Por isso temos um débito de gratidão para com ele”, concluiu, pedindo que toda a platéia o aplaudisse de pé.
Os Congressos iniciados nesta terça-feira têm por objetivo reunir em Araçatuba os profissionais que fazem do setor de bionergia a mola propulsora do desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Os participantes estão assistindo a aulas e palestras nas áreas agrícola, industrial, administrativo-financeira, mecânica automotiva, tecnologia da informação, logística, comunicação e sustentabilidade, a cargo de especialistas em cada um dos temas abordados.
O evento contou em sua abertura com a presença do ex-presidente da Embraer, Ozires Silva, que apresentou a palestra A Evolução e as Perspectivas da Bioenergia no Brasil. Outra palestra, sobre o tema Os Reflexos da Crise Econômica Mundial no Setor de Bioenergia, foi apresentada nesta quarta-feira, à tarde, pelo jornalista Luís Nassif, um dos mais conceituados colunistas da imprensa brasileira no setor de economia.