Palestrante defendeu a importância dos exames da OAB

 

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta sexta-feira, à noite, na Igreja N. S. Auxiliadora, a Aula Magna do Curso de Direito do Calendário Acadêmico de 2008.

A abertura oficial do evento foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que falou aos presentes. Referindo-se à Aula Inaugural, disse que este é um momento importante para a Instituição, para a coordenação do curso e para os acadêmicos, pois trata-se de um evento que marca oficialmente o início das atividades acadêmicas.

Ele elogiou o palestrante da noite, Dr. Braz Martins Neto, advogado e presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB do Estado de São Paulo, lembrando que ele iria falar sobre um tema importante para a classe dos advogados e estudantes da área. Destacou, também, que é de suma importância a colaboração da OAB neste momento do Curso, tendo em vista a formação da primeira turma de bacharéis de Direito no final deste ano, os quais poderão se submeter ao Exame.

Participaram também da Aula Magna o Prof. Helton Laurindo Simoceli, coordenador do Curso de Direito; o Dr. José Roberto Quintana, presidente da OAB de Araçatuba; a professora Cibele Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do UniSALESIANO; e membros do corpo docente do Curso de Direito.

Em sua exposição, o Dr. Braz Martins Neto abordou o tema Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele defendeu e enfatizou o rigor que a entidade vem imprimindo no sentido de bem avaliar os candidatos, lembrando que o exame não é um empecilho propriamente dito para o exercício da carreira e sim um pré-requisito necessário que habilita o profissional para a advocacia.

Braz Martins Neto também respondeu a perguntas formuladas por acadêmicos sobre os procedimentos em relação à elaboração e correção das provas, as atuais alterações no exame da Ordem, índices de aprovação e perspectivas quanto à quantidade de futuros candidatos.

Antes da abertura houve uma apresentação da Orquestra Municipal de Sopros sob a condução do maestro Cid Frota.