Alunas do 6º e 8º termos de Medicina Veterinária do UniSALESIANO apresentaram duas pesquisas no “II Encontro de Saúde Única em Parasitologia”, realizado de 3 a 5 de dezembro, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba.
A acadêmica Catarina Villares Stoppe e colaboradores desenvolveram a pesquisa intitulada “Prevalência de gatos atendidos em hospitais veterinários de Araçatuba- SP com anticorpos contra Toxoplasma gondii”.
Já a aluna Lara Rúbia de Souza Moraes concretizou o trabalho sobre “Prevalência de cães atendidos em hospitais veterinários de Araçatuba – SP com anticorpos contra Toxoplasma gondii”, que recebeu o prêmio de terceiro melhor trabalho apresentado no encontro.
Segundo as acadêmicas, o objetivo da pesquisa foi investigar a ocorrência sorológica de anticorpos contra T. gondii nos cães e gatos do município.
“Coletamos amostras de cães e gatos que são atendidos nos hospitais veterinários do UniSALESIANO e Unesp”, disse Catarina.
Segundo ela, as amostras coletadas apresentaram resultado positivo contra o protozoário que transmite a toxoplasmose. “Das 20 amostras que tínhamos coletado dos gatos, 11 apresentaram anticorpos contra o T. gondii”, explicou.
Na pesquisa realizada com cães, a amostragem foi de 114 animais, onde apenas 22 apresentaram anticorpos.
Os trabalhos foram orientados pela professora adjunta, Katia Denise Saraiva Bresciane da Unesp e coorientado pela Profª. Drª. Aline do Nascimento Benitez.