Alunos do 5º termo do curso de Enfermagem do UniSALESIANO de Araçatuba visitaram o Hospital do Câncer de Barretos, no dia 25 de abril. A atividade integrou as ações da disciplina de Enfermagem em Oncologia, ministrada pela professora Vivian Aline Preto, que acompanhou e supervisionou a visita do grupo de alunos.

A visita proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de conhecer todo o complexo hospitalar, inclusive a Unidade Infantil, que foi inaugurada em 2012. Os alunos observaram o aspecto humano presente na relação enfermeiro/paciente, a qualidade do atendimento e a organização dos trabalhos. Eles ficaram impressionados com a seriedade e dignidade com que o Hospital trata seus pacientes.

A atividade teve como objetivo apresentar aos alunos a forma de funcionamento de um grande complexo hospitalar, reconhecido nacionalmente como um dos melhores do país em atendimento na área oncológica, além de possibilitar a observação de como os exemplos em humanização ali são preservados e praticados.

A criação do Hospital do Câncer de Barretos começou em 27 de novembro de 1967, quando foi instituída a Fundação Pio XII , com o objetivo de atender pacientes portadores de câncer. No começo, o ainda pequeno hospital contava com apenas quatro médicos que trabalhavam em tempo integral, com dedicação exclusiva e tratamento personalizado, uma filosofia de trabalho que foi promovendo o crescimento da Instituição e mostrando o seu forte lado humanitário. Logo depois, devido à grande demanda de pacientes, a instituição recebeu em doação uma nova área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.

Em 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraçou a ideia dos pais e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realizou mais uma parte do projeto, construindo um novo pavilhão. Porém, em face da rápida e crescente demanda por atendimentos, o Hospital lançou a ideia de buscar apoio junto ao público externo, passando a receber ajuda financeira de importantes nomes da música nacional e de lideranças políticas.

A maneira que a instituição encontrou para homenagear e agradecer as pessoas que contribuem com esta causa foi colocar nos pavilhões de cada setor os nomes dos seus colaboradores solidários. Entre as celebridades de destaque que colaboram com a causa estão Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, Xuxa Meneghel, Leonardo, Gugu Liberato, José Serra, Zezé di Camargo & Luciano, Sandy & Junior, Gian & Giovani,Daniel, Rionegro e Solimões, Rick & Renner, Alexandre Pires, Cezar & Paulinho e Ivete Sangalo.