A coordenação do curso de Serviço Social do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu no dia 14, à noite, na Igreja Universitária, a palestra O Estágio como processo de formação: desafios atuais. O evento encerrou a programação de atividades da 3ª. Semana de Serviço Social, que neste ano foi realizada em dias intercalados. A exposição teve por objetivo discutir a temática sobre estágio no processo de formação dos alunos da área e no exercício profissional
Os trabalhos foram abertos pela coordenadora do Curso de Serviço Social, Cláudia Lopes Ferreira, que agradeceu a presença dos acadêmicos e de representantes de outras instituições educacionais. Em seguida, ela apresentou a palestrante convidada, a professora Dra. Yolanda Guerra, e destacou sua importância para o Serviço Social, classificando-a como uma grande referência nacional como pesquisadora e autora no setor. Cláudia também fez agradeceu a diretoria do UniSALESIANO, comentando a parceria feita com a Seccional Araçatuba do Conselho Regional de Serviço Social para a realização do evento, dizendo esperar que esta cooperação conjunta, que ocorre desde 2011, possa permanecer pelos próximos anos.
A coordenadora falou da importância da palestra que todos iriam assistir a seguir, que aborda a temática sobre o estágio para o Serviço Social, lembrando que encontros como esses devem ocorrer sistematicamente. Encontravam-se presentes ao evento os coordenadores da Uniesp de Mirandópolis e Birigui, respectivamente os professores Thiago Agenor dos Santos de Lima e Ariana Celis Leite, e da Unilins, o professor Luiz Carlos Pires Montanha. Também prestigiaram a palestra acadêmicos de outras instituições de ensino, profissionais e supervisoras de estágio.
A palestrante, professora Dra. Yolanda Guerra, é assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo. Atua também como docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos âmbitos da graduação e pós-graduação. Escreveu diversos livros, entre eles A Instrumentalidade do Serviço Social, que se tornou um guia para estudantes da área.
Yolanda comentou as principais legislações pertinentes ao estágio em serviço social, colocando em relevância que se trata de uma atividade integrante do processo de formação dos acadêmicos e que deste não pode estar dissociado. Ela colocou em evidência a importância do estágio como processo de formação e não apenas como substituição de mão-de-obra, lembrando que o processo de formação de docentes e de supervisoras de campo deve ser sistemático e bastante aproveitado.
Ao final dos trabalhos, o Conselho Regional de Serviço Social ofereceu um coffee break a todos os presentes.