O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubainiciou nesta terça-feira, às 19h, a 4ª. Semana de Química, um evento dirigido a alunos de graduação e de nível técnico, além de profissionais da área. Por meio de palestras, apresentação de trabalhos e atividade de extensão comunitária, o evento tem por objetivo destacar a função da Química, considerada a Ciência Central, em processos de grande importância para a vida, como o tratamento de água e a produção de alimentos e embalagens. Além disso, demonstrará também a preocupação quanto a um melhor desempenho profissional dos acadêmicos. .

Antes da abertura oficial, foi realizado um sketch de teatro sobre o tema Como Ser um Cientista, a cargo do Grupo Alquimia, formado por alunos do curso de Química da Unesp de Araraquara, que fez grande sucesso. (Veja notícia neste site).

A abertura da 4ª. Semana de Química foi presidida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado do coordenador do curso, professorAndré Rowe, e de um colegiado de professores.

Ao fazer a sua saudação à plateia, o Pe. Luigi cumprimentou os alunos do UniSALESIANO e estudantes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – ETEC, e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC, que também compareceram ao evento. Fez uma referência especial à diretora da Fatec, professora Dra. Daniela Russo Leite, que acompanhava seus alunos. Lembrou a todos que estudar é uma coisa bonita, embora não seja fácil, pois abre os horizontes da vida e do conhecimento. Comentou que eles têm um colega ilustre, o Papa Francisco, que antes de estudar para ser padre se formou em Química.

Em seguida, Helton Carlos Nievas, graduado em Engenharia Química pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, e gerente da Divisão de Águas da empresa Alcolina Química e Derivados desenvolveu a palestra Purificação de águas industriais através do Processo de Osmose Reversa. Ele explicou o que é o processo de osmose reversa, as suas principais aplicações em nosso cotidiano e quais são os principais cuidados a serem tomados na operação de um equipamento deste porte. Comentou que “a osmose reversa pode ser incluída como nova tecnologia, com utilização ainda restrita em função do pouco conhecimento que se tem sobre o assunto”.

Nesta quarta-feira, às 19h30, Marcos Franke Pinto, graduado em Medicina Veterinária, mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e doutor em Ciências de Alimentos pela Universidade de São Paulo – USP, discorrerá sobre o tema A Química aplicada no controle de qualidade de carnes e derivados. Às 21h30 haverá apresentação de trabalhos científicos dos acadêmicos do curso de Química, na forma de banners.

O evento prosseguirá na quinta-feira, dia 3, com a apresentação da palestra Processos e controles na indústria de embalagens celulósicas, a cargo de Renato Costa, técnico em Química e tecnólogo em Gestão Ambiental pela Unopar; analista de laboratório pleno e responsável técnico pela Divisão de Embalagens de Papelão Ondulado da empresa MWV Rigesa – Unidade FEA (Fábrica de Embalagens Araçatuba).

Na sexta-feira, também às 19h30, será desenvolvida a última palestra da programação da 4ª. Semana de Química, com a exposição do tema Liderança e trabalho em equipe, a ser apresentado por Daniel José da Silva, graduado em Direito pelo Centro Universitário Toledo – Unitoledo; e pós-graduando em Advocacia Trabalhista pela Universidade de Anhanguera – Uniderp. Às 21h30 será feita a entrega de certificados e sorteio de brindes para os participantes.

No sábado, dia 5, pela manhã serão realizadas sessões de doação de sangue para a Unimed de Araçatuba, ao mesmo tempo em que um grupo de acadêmicos seguirá até a entidade Lar da Velhice de Araçatuba, onde fará a entrega de donativos. Ao meio dia será promovida a 4ª. Chemical Fest, no Clube dos Médicos de Araçatuba, com o tradicional coquetel de encerramento.