Quando são bem direcionadas, as atividades externas podem se transformar em um poderoso recurso educacional. É por meio delas que os estudantes têm a chance de manter contato com especialistas de suas respectivas áreas de ensino nas próprias empresas, entidades e organizações, acompanhando demonstrações de trabalho e apresentações de importantes palestras, cursos e seminários, observando in loco o desenvolvimento das ações profissionais e reunindo valiosas informações que vão ajudá-los em suas futuras carreiras.

Assim acontece com as chamadas visitas técnicas, consideradas de suma importância para que sejam consolidadas, na prática, todos os ensinamentos teóricos que os acadêmicos vivenciaram na sala de aula.

Foi o que fizeram alunos do 6° termo do curso de Farmácia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, que no dia 12 de agosto, logo no início do semestre acadêmico, acompanhados do professor Fausto de Souza, elegeram o Hemocentro de Araçatuba para uma visita, entre várias outras que estão sendo programadas para efetivação até o final do ano. Na oportunidade, sob a supervisão e orientação do responsável técnico pelo órgão, Dr. Wolney Góis Barreto,os acadêmicos puderam observar como funciona o sistema de captação de doadores de sangue e medula óssea, o processo de triagem, a coleta, a separação e principalmente o controle de qualidade e segurança do sangue recolhido.

Graças às demonstrações e explicações apresentadas pelo médico, os acadêmicos obtiveram um importante aprendizado sobre as técnicas sorológicas empregadas para garantir que o futuro receptor do sangue doado receba sangue seguro, isento de qualquer patologia. Com isso, também por meio de observações, os alunos puderam correlacionar as técnicas empregadas no laboratório de análises clínicas do Hemocentro com as da disciplina de Imunologia Clínica, que estão cursando neste semestre.

Além disso, foi disponibilizada para todos os acadêmicos, no local, a oportunidade de acompanhar o atendimento feito para um paciente hemofílico em tratamento ambulatorial. A coordenadora do curso de Farmácia, professora Drª. Ana Carolina Lima Frade Gomes, destacou que graças à visita “os estudantes vivenciaram a sensação e importância de se tornarem profissionais competentes e também bons cidadãos”. Ela destacou, ainda, que foi possível perceber, também, que o fato de os estudantes participarem da visita e poderem acompanhar o tratamento do paciente hemofílico foram ações que contribuíram para despertar ainda mais, em cada um deles, o sentimento de solidariedade por ajudar o próximo, consciência que já vêm assimilando desde os primeiros momentos de estudo.

A Unidade do Hemocentro de Araçatuba se localiza na Av. Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro da Aviação, próxima ao quartel da Polícia Militar e à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.