Acadêmicos do primeiro e terceiro termos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveram, respectivamente, visitas técnicas ao Centro de Treinamento de Equinos NSA e à Fazenda Tatuapé. O primeiro grupo, composto de cerca de 70 alunos, supervisionado pela professora Sheila Cardoso e pelo coordenador da área, Rafael Silva Cipriano, conheceu a forma de manejo e de funcionamento do centro de treinamento, que se localiza em área vizinha ao Campus do UnisALESIANO. “Esta proximidade dos alunos com os animais e pessoas que trabalham no meio é importante para a formação dos futuros médicos veterinários”, comentou o professor Rafael.

Segundo a professora Sheila, esta visita teve o intuito de motivar a nova turma. “Graças a esta atividade, os alunos aprendem a linguagem que é falada no meio profissional e com a qual terão de lidar nestes próximos anos de estudo e também depois, na vida profissional, após a formação”, relatou a docente. A visita, feita no dia 11, foi acompanhada pelo proprietário do centro de treinamento e por todos os funcionários da empresa.

Já os alunos do terceiro termo, que compareceram à Fazenda Tatuapé nos dias 10 e 17, supervisionados pelo professor Rafael, fizeram um trabalho de avaliação dos animais da propriedade, juntamente com os técnicos e o proprietário. O coordenador do curso explicou que esta atividade faz parte do processo de avaliação dos alunos na disciplina de Genética e Melhoramento Animal. ”Um dia antes das visitas, os técnicos da fazenda vieram ao UniSALESIANO e aplicaram um curso de Avaliação da Conformação, Precocidade e Musculatura dos bovinos, o CPM, método que eles utilizam para analisar os animais produtores de carne”, destacou.

Segundo o professor Rafael, essa visita teve o intuito de expor estes acadêmicos a situações reais de avaliação genética de animais em fazendas. “Todos os alunos fizeram as avaliações e exercitaram o trabalho com os animais dentro do curral da propriedade, vivenciando situações reais de manejo para melhoramento animal”, comentou o coordenador. A visita foi acompanhada pelo proprietário da fazenda, Guilherme Penteado, o zootecnista responsável, Rogério Ballani, o gerente e uma equipe de peões, além de estagiários que trabalham na fazenda.

No final da visita, o dono, Guilherme, informou a todos o site da fazenda, o endereço no Facebook e a Fan Page, abrindo a possibilidade para que as pessoas que curtissem esta página comercial participassem de sorteios de brindes promovidos pela empresa. No final dos trabalhos e como resultado da visita, ficou acertado que quatro acadêmicos de Veterinária do UniSALESIANO iniciariam um processo de estágio na Fazenda Tatuapé.