Salesianos de várias cidades, parentes de Caxias do Sul e fiéis de igrejas locais lotaram a Capela do Colégio para prestigiá-lo
O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, foi homenageado neste domingo, dia 21, por ocasião da realização da tradicional missa que ele celebra em todos os domingos, às 20 horas, pela passagem de seus 40 anos de sacerdócio.
O evento aconteceu na Capela São Domingos Sávio, do Colégio Salesiano, que recebeu padres salesianos de Cuiabá, Campo Grande, Três Lagoas e Lins, parentes dele residentes em Caxias do Sul (RGS), amigos e fiéis que habitualmente acompanham suas missas no Colégio e na comunidade do bairro Lago Azul e funcionários do UniSALESIANO. Devido à lotação da igreja, um telão foi instalado para que as pessoas que ficaram do lado de fora também pudessem acompanhar a cerimônia.
Durante quase duas horas, permeando a missa, reconhecimentos foram prestados ao Pe. Luigi pela passagem de quatro décadas de dedicação à causa religiosa. Muito emocionado, ele acompanhou os vários momentos da programação, que lembravam suas conquistas e realizações em prol da Missão Salesiana e, em especial, do UniSALESIANO. Fiéis adentravam a Capela levando placas que sinalizavam trabalhos que ele implantou ao longo do tempo, como a Caritas Salesiana, a Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA) e o imponente Campus do UniSALESIANO de Araçatuba.
Na primeira vez que ele falou como homenageado e sentindo-se agradecido, disse que “um bom pastor cuida de suas ovelhas, mas as ovelhas também cuidam do pastor”. Disse estar feliz pela homenagem que recebia, lembrando que fez tudo que estava ao seu alcance para desenvolver com esforço e dedicação a sua missão de sacerdote. Em certo momento, recebeu uma mensagem que veio do Vaticano, enviada pelo Papa Francisco, homenageando-o pelos 40 anos de sacerdócio. Para marcar a passagem desta efeméride, ele escolheu o lema “Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz”.
O Pe. Arlindo Pereira de Lima, escolhido para fazer o sermão, traçou uma trajetória completa da vida do Pe. Luigi, desde seus estudos na Itália até estabelecer-se no Brasil, destacando as muitas qualidades que o homenageado reunia. O promotor público Albino Ferragini, frequentador assíduo das Missas, escreveu um emocionado texto, lido pela Profª. Ivone Baldan, que falava da sublime missão que foi confiada aos padres e aos religiosos e, em especial, ao Pe. Luigi.
O professor Alcides Mazzini, do Departamento de Comunicação do UniSALESIANO, falando em nome de todos os funcionários da Instituição, citou a passagem de quatro décadas de dedicação às causas religiosas, às palavras de conforto para aqueles que têm o privilégio de participar das missas celebradas pelo Pe. Luigi, quando ele transmite para os presentes “fortes e pungentes mensagens do Pai Celestial para todos os que lhe acompanham nesta nobre missão”. Falou, também, do orgulho que todos os funcionários têm em trabalhar ao seu lado, “de integrar a maravilhosa Família Salesiana, de ajudá-lo a construir os seus sonhos e de participar, por ocasião da passagem de seu 40º ano de sacerdócio, de um momento único, histórico e emocionante”.
Mais tarde, durante um jantar comemorativo, o Pe. Luigi foi novamente enaltecido pelos presentes. Na oportunidade houve a exibição de um vídeo com fotos que mostravam a trajetória dele, desde sua ordenação em 18 de abril de 1973, em Caselli Santa Maria di Sala, cidade localizada próximo a Veneza, na região norte da Itália, até os dias atuais, no seu trabalho como Diretor Geral do UniSALESIANO.