O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu nesta quinta-feira, dia 4, à noite, a Aula Magna dos cursos de Jornalismoe Publicidade & Propaganda. A solenidade de abertura foi presidida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado do coordenador da área, professor Fernando Sávio, e de um colegiado de professores.
O tema escolhido para este ano foi TV Digital, com apresentação de Ricardo Colenci, gerente comercial da TV TEM, de São José do Rio Preto, afiliada da Rede Globo de Televisão. Formado em advocacia, atualmente ele dirige o departamento comercial de uma emissora de televisão que atinge 144 municípios da região noroeste e tem um público estimado em dois milhões de telespectadores.
O Pe. Luigi, na sua fala, lembrou que ele mesmo trabalhou por cerca de 10 anos na TV Globo, em Campo Grande, com um programa diário chamado “Momentos de Paz”. Disse que foi feita uma pesquisa em nível mundial, perguntando qual o logotipo mais conhecido e mais forte no mundo. A resposta foi que era a cruz. Como se explica isso? O padre disse que a cruz lembra o amor maior do Filho de Deus, que morreu na cruz e lembra que só através do sacrifício se chega à vitória da própria vida.
Parabenizou os alunos de Jornalismo, Publicidade & Propaganda e os exortou a prepararem-se com empenho e dedicação.
Ao iniciar sua palestra, Ricardo Colenci comentou que já havia feito uma palestra no UniSALESIANO sobre TV digital, mas que na época o sistema era ainda apenas uma proposta para o futuro. “Porém, agora é uma realidade, pois desde o dia 11 de março Araçatuba foi contemplada com o sinal digital, o que vem proporcionando aos telespectadores da região uma nova experiência em termos de qualidade de imagem e de áudio”, afirmou.
Segundo ele, outra inovação do sistema é que alguns programas da grade possibilitam a interação do público com a emissora, o que foi uma das grandes apostas sobre este novo padrão de transmissão televisiva. Colenci disse, ainda, que este novo tipo de sinal permite para as pessoas a audiência na forma de mobilidade, quando elas podem ver TV por celular, TVs portáteis de bolso e tablets, com recepção digital, onde quer que estejam, e não mais necessariamente diante de aparelhos fixos.