O evento que exibiu maquetes de arquitetura para depois de apreciadas serem degustadas, realizado na quinta-feira, dia 28, às 21 horas, na sala de pranchetas do andar térreo do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, atraiu a curiosidade do público. Na oportunidade, cerca de 200 pessoas compareceram para assistir à apresentação dos modelos montados por alunos do curso de Arquitetura, feitas com material comestível. Entre os visitantes se encontravam o Vice-Diretor da Instituição, professor Dr. André Luís Ornellas, o coordenador do curso, professor Nelson Hitoshi Takiy, acadêmicos de outros cursos e convidados.

A ideia de desenvolver a atividade nos moldes propostos partiu do professor, arquiteto e urbanista Rubens Guilhemat, que ministra aulas na área. Ele explicou que o que se pretendia era ao mesmo tempo evitar desperdício de materiais e ainda transformar o ensino num processo prazeroso. “Por isso, optamos por produzir as maquetes com a utilização de materiais que depois de serem apreciados pudessem ser degustados”, disse.

O professor Rubens destacou, também, que os objetivos estabelecidos para a atividade foram plenamente atingidos, pois os alunos conseguiram interpretar uma planta planimétrica de superfície topográfica e a partir dela criar uma outra superfície em três dimensões, na escala 1/100, utilizando somente material que pudesse ser degustado.

Entre os modelos apresentados havia maquetes salgadas e doces. “Posso garantir que as maquetes estavam tecnicamente corretas e deliciosamente confeccionadas”, concluiu.