A ex-acadêmica Aline Emy Takiy, graduada em Engenharia de Telecomunicações pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, recebeu convite para desenvolver parte de seu doutorado na Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, junto ao Conselho Superior de Investigações Científicas – CSIC, daquela instituição educacional

O convite foi feito pelo Dr. Luis Elvira Segura, professor responsável pelo Centro de Acustica Aplicada y Evaluación no Destructiva, para que ela se integrasse ao trabalho realizado no projeto que em espanhol recebe o título de Influencia de Interfases Luiquidas Sobre Ondas de Lamb Para End Y Caracterizacion por Ultrasonidos.

Aline concluiu recentemente curso de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Ilha Solteira, sob a orientação do Prof. Dr. Cláudio Kitano. Em seguida, continuou naquela renomada instituição pública de ensino para iniciar programa de doutoramento na mesma área, sob a tutela e orientação do Prof. Dr. Ricardo Tokio Higuti.

A ex-acadêmica do UniSALESIANO, que está na Espanha desde o dia 4 de fevereiro e já deu inicio às pesquisas científicas para o cumprimento do programa estabelecido, deverá retornar ao Brasil somente no final deste ano. Aline disse que, para enfrentar um desafio tão grande quanto este, precisou preparar-se bastante durante os últimos anos, inclusive especializando-se no conhecimento e prática da língua espanhola. “É muito importante para todos que vão estudar fora que haja claramente o domínio do idioma do país onde se pretende atuar, tanto profissionalmente quanto para a prática de pesquisas”, comentou.

Aline Emy Takiy destaca, ainda, que as bases do curso de Engenharia de Telecomunicações do UniSALESIANO foram muito importantes para ela na linha de trabalho que está seguindo, a exemplo também de outros colegas e ex-alunos do mesmo curso, que já estão engajados em programas de Mestrado em Engenharia Elétrica da Unesp de Ilha Solteira, cujos professores têm proporcionado aos seus orientados uma forte colaboração para o encaminhamento dos trabalhos.

Na carta em que fez o convite, o professor Luis Elvira destacou que logo após a entrevista feita com Aline Emy Takiy, verificou e constatou que ela detinha todos os conhecimentos científicos e idiomáticos adequados para conduzir as tarefas de pesquisas requeridas no mencionado projeto.

A aceitação de Aline Emy Takiy no referido programa teve, também, a anuência e aceitação da direção geral do CSIC, por meio do professor Dr. Luis Gómez-Ullate Alvear, assinada 16 de outubro de 2012. Desde aquela data e o dia da efetiva ida da ex-aluna para a Espanha foram feitas diversas entrevistas e solicitação de documentações comprobatórias de qualificação. Este trabalho, considerado de suma importância por professores que ministraram aulas a Aline no UniSALESIANO, conta com financiamento do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, do governo brasileiro, que desta forma divulga positivamente além-fronteiras o nome das Instituições nacionais envolvidas.

“Acreditamos que a engenheira Aline terá pleno sucesso nesta empreitada, tendo em vista sua capacidade intelectual e cientifica e, principalmente, pela sua perseverança”, comentou o Prof. Nelson Hitoshi Takiy, coordenador do curso em que a aluna fez sua graduação no UniSALESIANO de Araçatuba. “Esperamos, também, que em breve ela possa retornar e trazer grandes contribuições para o desenvolvimento da pesquisa em nosso país, sempre amparada por estes renomados professores do Departamento de Engenharia Elétrica da Unesp de Ilha Solteira”, concluiu.