Médico demonstra em palestra tratamentos fisioterápicos com o uso de próteses biônicas

 Foi aberta nesta terça-feira, pela manhã, a 9ª. Semana de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, que neste ano tem como foco central a pluralidade profissional. O evento prioriza a ideia de que o conhecimento de novas tecnologias, associado a antigos conceitos, eleva a Fisioterapia a um padrão de excelência e a uma situação em que, juntas, estas ferramentas capacitam os profissionais para o desenvolvimento de novas técnicas e campos de atuação.

A abertura oficial do evento foi promovida pelo Pe. Arlindo Pereira de Lima, Diretor da Universidade Aberta da Melhor Idade – UNA. Ao discursar para os presentes, ele disse que conhece bem de perto o trabalho de fisioterapia, pois participou do processo de instalação e desenvolvimento deste curso no UniSALESIANO de Lins. Falando também em nome do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que se encontrava em viagem, o Pe. Arlindo disse que estava muito feliz por participar do evento, elogiou a organização da Semana de Fisioterapia e parabenizou os acadêmicos pela grande presença.

Fez referência, também, ao relançamento, em nova edição, do livro Fisiologia: Base para o Diagnóstico Clínico e Laboratorial, escrito por quatro autores de uma mesma família: Casimiro Cabrera Peralta, Marília Abud de Cabrera, Rossana Abud Cabrera Rosa e Roseliz Abud Cabrera Vuolo.

A professora Carla Komatsu Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia, agradeceu os alunos pela participação e empenho na realização do evento, lembrando a todos da importância das palestras e minicursos que integravam a programação.

Na primeira palestra proferida, às 8h30, o Dr. Anderson Tuzino Nolé, membro da International Society for Prosthetics and Orthotics – ISPO, e da American Academy of Orthotists and Prosthetists – AAOP, desenvolveu o tema Próteses de alta tecnologia. Na oportunidade, ele contou com a colaboração de dois pacientes que utilizavam próteses, como mãos e pés biônicos. O Dr. Anderson, aliás, é proprietário da empresa Conforpés, de Sorocaba, especializada na fabricação de próteses biônicas. Durante a sua apresentação, ele exibiu vários vídeos demonstrando formas de tratamentos fisioterápicos com a utilização de próteses.

Nesta quarta-feira, dia 3, na sala 9, do primeiro andar, será desenvolvido o minicurso Recursos eletroterápicos na fisioterapia dermato-funcional, sob a condução da Dra. Bruna Rodrigues Costa, fisioterapeuta da Unidade Franqueada do Emagrecentro Araçatuba. Às 10 horas, na Sala 10 do mesmo andar, haverá apresentação de trabalhos científicos, nas formas painel e oral.

Ainda nesta quarta-feira, às 19h45, será realizada nova palestra, sobre o tema Fisioterapia no Pré e Pós-Operatório de Cirurgias Pulmonares e Transplante de Pulmão, a ser apresentada pelo Dr. Leandro Gomes Mendonça, com especialização em Fisioterapia Hospitalar específica em Cirurgia Torácica e Pneumologia, pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – Famerp.

A 9ª. Semana de Fisioterapia prosseguirá até sexta-feira, dia 5, com a apresentação de novos minicursos e palestras pela manhã e à noite.