O UniSALESIANO e a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) de Birigui realizaram uma aula-prática com o tema “Bomba de Insulina” aos alunos do último ano do curso de Nutrição. Aproximadamente 40 pessoas participaram do evento, promovido no dia 23 de fevereiro, na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade) em Araçatuba.

O objetivo foi ensinar aos futuros profissionais a importância do uso desse suporte em pacientes diabéticos, com o uso concomitante da terapia de contagem de carboidratos na alimentação diária.

Para isso, as profissionais da ADJ, a enfermeira Cláudia Terensi Bosco e a nutricionista Fabiana Matos, ministraram as palestras “Introdução a Terapia com Bomba de Insulina – manuseio e funcionamento” e “Contagem de carboidratos em terapia com Bomba de Insulina”, respectivamente.

A coordenadora do curso de Nutrição, Profª. Ariadine Pires, salienta a importância do tema para o processo de ensino-aprendizagem. “As profissionais da ADJ puderam mostrar aos nossos alunos como a alimentação, em quantidade e tempo adequados, promove a maior normalidade fisiológica do indivíduo, uma vez que esse tipo de tratamento permite a liberação de insulina no paciente ao longo das 24 horas. Além da liberação de bolus de insulina no horário das refeições ou para corrigir a glicemia”, destacou.

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica metabólica, que se caracteriza pelo aumento da glicemia nos indivíduos e essa, por sua vez, é mais influenciada na alimentação a partir da ingestão de alimentos que contém carboidratos, como arroz e farinhas em geral.