O UniSALESIANO, em parceria com a Unimed, promoveu ações de saúde no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na última quinta-feira (26).

Coordenadores, professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Nutrição, realizaram aferição de pressão arterial, ginástica laboral e orientações sobre alimentação saudável, respectivamente.

As atividades aconteceram das 9h às 11h, em frente ao Supermercado Coopbanc, e contou com centenas de participantes. “Este foi mais um evento em que o UniSALESIANO se mostrou presente junto à comunidade, trabalhando em conjunto com a Unimed, e a integração dos nossos cursos para o bem comum: a saúde da nossa população”, afirmou a coordenadora do curso de Enfermagem, Profª. Cláudia Cyrillo.

HIPERTENSÃO
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível que atinge, em média, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil.

A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

Esses alimentos se transformaram em pratos como: filé de tilápia ao molho de gengibre, laranja e goji berry; brigadeiro de cacau com goiaba; salada la fruit ao molho de chá verde; e nhoque de batata doce ao molho vermelho com castanha de Baru.