O professor do curso de Medicina do UniSALESIANO, José Marques Filho, participou recentemente do projeto “Santa Memória”, promovido pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
A ação tem como objetivo reviver momentos históricos através de relatos de egressos do curso de Medicina, professores, funcionários e pessoas ligadas à instituição.
Marques Filho, em seu relato ao projeto Santa Memória, contou um pouco sobre sua vida desde a vinda de seus pais ao Brasil, o início de seus estudos, decisões na carreira e lembranças enriquecedoras.
Formado na 13º turma de Medicina da Santa Casa de São Paulo, o médico reumatologista destacou as qualidades da faculdade. “Quando entrei na instituição, já estava funcionando há 13 anos, bem estruturada, com um corpo de professores consistente e já tinha na época uma fama muito boa”, contou.
Entre vários nomes importantes em sua formação, Marques Filho lembrou do professor José da Silva Guedes, responsável pela medicina social da instituição que inovou criando o Centro de Saúde Escola, no bairro Barra Funda.
“Ele foi pioneiro no Brasil, na criação de um centro de saúde de atendimento em bairros, ação que a Santa Casa se integra juntamente com os estudantes para o atendimento social”, destacou.
O enriquecedor relato do docente Marques Filho pode ser acessado na íntegra no acervo Santa Memória, pelo link http://santamemoria.org.br/dr-jose-marques-filho/. Atualmente, o projeto conta com mais de 100 depoimentos.